O Seminário Internacional de Ciências Criminais chega à 26ª edição em meio a uma escalada autoritária que ameaça romper o funcionamento das instituições brasileiras. A crise política e civilizatória, somada à pandemia de covid-19, representa um momento histórico para todas e todos que defendem incondicionalmente as garantias fundamentais e a própria democracia.
Diante desse cenário, o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) não poderia deixar de promover o mais tradicional evento do campo na América Latina. Mesmo com os inúmeros desafios trazidos pelo atual contexto, decidimos realizar o 26º Seminário Internacional na modalidade on-line.
Digital, o Seminário Internacional deste ano trará novidades. Além de navegarem por uma extensa programação ao vivo, com painéis simultâneos sobre temas urgentes, as (os) participantes também poderão assistir a palestras inéditas de pesquisadores(as), juristas e docentes internacionais. Além disso, a plataforma on-line do Seminário terá um espaço para rememorar as exposições e debates históricos do evento, com uma rigorosa curadoria de destaques das edições anteriores.
Mesmo sem a possibilidade do encontro e do afeto presenciais, o Seminário manterá no novo formato suas principais marcas: a pluralidade de ideias – essencial para a construção de novos saberes – e a análise aprofundada sobre Criminologia, Direito Penal e Processo Penal, mas agora em um ambiente on-line e dinâmico.
Profissionais, pesquisadoras(es), estudantes e todo o público interessado no campo das Ciências Criminais estão convidados para participar do maior evento da América Latina, que, frente aos desafios do ano de 2020, não será adiado.
Sob o tema “Direito Penal, Autoritarismo e Estado de Direito”, o evento terá programação ao vivo entre os dias 24 e 26 de setembro de 2020. Todos os conteúdos estarão disponíveis a partir do dia 24 de setembro. A (o) participante poderá acompanhar os painéis em tempo real e rever as palestras e atividades que mais gostou por até 30 dias.
Acesse a promogramação, aqui.