Como criar e entregar valor em saúde? Este é o grande desafio da sociedade. O modelo shareholder sempre prestigiou o interesse separado, individual e egoístico de cada ator (modelo egoístico de maximização de riqueza em detrimento dos outros parceiros).
O valor stakeholder, aqui defendido, propõe o inverso: que todos os atores tenham o mesmo poder e o mesmo patamar de partilha.
É importante observar que:
O propósito de uma empresa é envolver todos os seus stakeholders em uma criação de valor compartilhada e sustentável. Ao criar esse valor, uma empresa atende não apenas a seus shareholders – empregados, clientes, fornecedores, comunidades locais e a sociedade como um todo. A melhor maneira de entender e harmonizar os interesses divergentes de todos os stakeholders é por meio de um compromisso compartilhado com políticas e decisões que fortalecem a prosperidade da empresa em longo prazo.[1]
Os atores na área da saúde são vários: indústria farmacêutica, hospital, laboratório, profissionais, Estado (SUS), operadoras de plano de saúde, intermediários, entre outros. Todos possuem algum objetivo na sua atividade. E a atuação de um depende do outro. Assim, o ciclo do valor stakeholder exige a atuação coordenada e finalística dos agentes.
Para entregar valor, um stakeholder não precisa parar de gerar lucro[2]. Pelo contrário, o lucro é a meta que sempre deve ser alcançada, desde que não seja a qualquer preço. Um fabricante, laboratório ou fornecedor precisa do lucro para sobreviver. Mas esta vantagem não pode inviabilizar a atividade ou o serviço do outro stakeholder, sob pena de se instaurar um sistema de canibalismo ou parasitismo[3].
Desta forma, é preciso superar o modelo de valor shareholder (individual, egoístico, centralizador, redutor de riquezas) e criar um modelo de valor stakeholder (plural, social, coletivo, sustentável, não discriminatório).
Notas e referências
[1] SCHWAB, Klaus. VENHAM, Peter. Capitalismo stakeholder: uma economia global que tarbalha para o progresso, as pessoas e o planeta. Tradução Vic Vieira. Rio de Janeiro: Alta books, 2023, p. 206.
[2]SCHWAB, Klaus. VENHAM, Peter. Capitalismo stakeholder: uma economia global que tarbalha para o progresso, as pessoas e o planeta. Tradução Vic Vieira. Rio de Janeiro: Alta books, 2023, p. 271.
[3] SCHWAB, Klaus. VENHAM, Peter. Capitalismo stakeholder: uma economia global que trabalha para o progresso, as pessoas e o planeta. Tradução Vic Vieira. Rio de Janeiro: Alta books, 2023, p. 196.
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