Quem disse isso?

23/09/2015

Por Rosivaldo Toscano Jr. - 23/09/2015

Os trechos abaixo são do discurso de posse de um(a) presidente da República. Leia-o e descubra, ao final, quem foi dos cinco abaixo:

“Neste momento eu sou a oferta e a aceitação. Não sou promessa. Quero ser verdade e confiança, ser a coragem, a humildade, a união. A oferta de meu compromisso ao povo, perante o Congresso de seus representantes, quero-a um ato de reverdecimento democrático. (...) Homem do povo, conheço a sua vocação de liberdade, creio no poder fecundante da liberdade. (...) E, porque o creio, convoco a vontade coletiva, a participação de todos os que acreditam na compatibilidade da democracia com a luta pelo desenvolvimento, para que ninguém se tenha espectador e todos se sintam agentes do processo. (...) Homem da lei e do regulamento, creio no primado do Direito. E, porque homem da lei, é que pretendo velar pela ordem jurídica. (...) Homem da lei, sinto que a plenitude do regime democrático é uma aspiração nacional. E, para isso, creio necessário consolidar e dignificar o sistema representativo, baseado na pluralidade dos partidos e na garantia dos direitos fundamentais do homem. (...) E espero da Oposição quer nos honre com o cumprimento de seu dever, apontando erros, aceitando acertos, indicando caminhos, fiscalizando e fazendo também a sua escola de democraciadignidade e respeito mútuo. (...) E creio na missão de humanidade, de bondade e de amor que Deus confiou à minha gente. (...) E, com a ajuda de Deus e dos homens, haverei de pôr na mão do povo tudo aquilo em que mais creio.”

a) Fernando Henrique Cardoso – 1º mandato b) Luiz Inácio Lula da Silva – 2º mandato c) João Goulart d) Ditador Emílio Garrastazu Médici e) Dilma

A manchete abaixo foi capa do Estado de São Paulo em alusão a que fato?

Vitorioso o movimento democrático

a) Proclamação da República (1889) b) Fim do Estado Novo (1945) c) Consumação do Golpe de 1964 d) Eleição Indireta de Tancredo Neves (1985) e) Eleição de Collor (1989)

O título do Editorial abaixo do jornal O Globo se referiu a que fato?

Ressurge a Democracia!

a) Proclamação da República (1889) b) Fim do Estado Novo (1945) c) Consumação do Golpe de 1964 d) Eleição Indireta de Tancredo Neves (1985) e) Eleição de Collor (1989)

Respostas:

Resposta: d) Ditador Emílio Garrastazu Médici (aqui) Resposta: c) Consumação do Golpe de 1964 (aqui) Resposta: c) Consumação do Golpe de 1964 (aqui)

Portanto,

No discurso, sempre há um emissor por trás. O lugar de fala do enunciante sempre importa. São palavras belas? Falam em amor ou paz? Mas a boca que o enuncia nunca é morta... O discurso é o lugar do logro... O que ele faz? Esconde a vontade de poder que o subjaz.


ROSIVALDO

Rosivaldo Toscano Jr. é doutorando em direitos humanos pela UFPB, mestre em direito pela UNISINOS, membro da Comissão de Direitos Humanos da Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB, membro da Associação Juízes para a Democracia – AJD e juiz de direito em Natal, RN.

 .


Imagem Ilustrativa do Post: 2013 • O Brasil arde (Brazil in flame) // Foto de: Daniel Zanini H // Sem alterações

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/zanini/9269484311

Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode


O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.


O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura