O Sol na Cabeça

27/05/2018

Comecei há pouco a ler a obra “O Sol na Cabeça”, de Geovani Martins, e resolvi compartilhar minhas primeiras impressões a respeito desse que tem se mostrado o mais novo fenômeno literário brasileiro.

Por meio de treze contos, são narradas a infância e a adolescência de moradores de comunidades marcadas pela vulnerabilidade social, conhecidas como favelas. Certamente, não passam longe das histórias a violência e o preconceito.

O autor consegue, passando de uma escrita que reproduz a oralidade daqueles cuja vida narra para o uso mais escorreito do vernáculo, demonstrar a qualidade de sua redação, mas também a realidade vivida pelos moradores das favelas. Quem lê a obra não encontra apenas personagens interessantes e histórias bem articuladas, mas um cenário político e social que deve ser mais bem compreendido também por quem não enfrenta as dificuldades inerentes à hipossuficiência econômica.

Esta semana foi divulgada a lista das obras de leitura obrigatória para o vestibular da UNICAMP, um dos mais tradicionais do país. Dentre elas, encontra-se o álbum “Sobrevivendo no Inferno”, dos Racionais MC´s, na categoria “Poesia”. Na primeira vez em que um disco é recomendado para a prova, possui letras que tratam justamente de jovens da periferia, falando também sobre desigualdade social e racismo. Mais uma demonstração, embora ainda muito tímida, de que precisamos conscientizar a população a respeito da realidade brasileira.

Enquanto o famigerado “cidadão de bem” conhecer apenas o seu mundinho e achar que os problemas da sociedade se restringem às suas dificuldades, padeceremos dos mesmos males, reproduzindo a desigualdade e perpetuando a violência. É necessário destruir os altos muros que buscam conter a periferia e, evidentemente, não serão um livro e um álbum os exclusivos responsáveis por essa derrubada. Mas podem, sim, caracterizar um primeiro passo. Podem significar o início da conscientização de uma geração que só conhece o mundo por redes sociais e, talvez, ser o começo de uma grande mudança.

 

Imagem Ilustrativa do Post: Al atardecer // Foto de: Vicky Ponce // Sem alterações

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/vickyponce/16596615744

Licença de uso: https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura