Novo Mercado na saúde suplementar

04/11/2024

Sempre é importante apresentar propostas inovadoras com a finalidade de ampliar o acesso e melhorar a prestação dos serviços em saúde.

Neste sentido, seria possível pensar em novo modelo regulatório para a saúde suplementar, com a finalidade de identificar e fortalecer as boas práticas de governança que potencializam a satisfação dos usuários.

No âmbito do mercado de valores mobiliários, por exemplo, foi criado o Novo Mercado[1], que somente admite companhias que preencham rigorosos requisitos mínimos para ingresso e permanência e que se subordinam a regulamente próprio, com regras mais exigentes de gestão e qualidade[2].

O Novo Mercado seria relevante porque no âmbito da saúde privada sempre é difícil de mensurar e controlar a relação entre (1) qualidade na prestação dos serviços, (2) regulação e (3) concretização dos direitos.

No Novo Mercado poderiam ser criados critérios para permitir maior transparência, qualidade na prestação dos serviços, destacando-se algumas medidas:

- identificar quais operadoras cumprem o rol da ANS;

- identificar quais operadoras observam as DUTs (diretrizes de utilização) da ANS;

- identificar operadoras que pagam tempestivamente seus fornecedores;

- identificar operadoras que aplicam o Código de Defesa do Consumidor;

- identificar operadoras que prestigiam seus prestadores de serviços;

- Identificar operadores dialogam com a ANS;

- identificar operadoras que adotam boas práticas de transparência e respeito ao consumidor.

Como se observa, o Novo Mercado pode ser uma tentativa de melhorar o padrão de governança corporativa na área da saúde suplementar, fomentar a qualidade dos serviços e também concretizar o direito das pessoas.

 

Notas e referências:

[1]     BRASIL. B3. Disponível em: https://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/solucoes-para-emissores/segmentos-de-listagem/novo-mercado/. Acesso em 4 Nov. 2024.

[2]     BRASIL. B3. Disponível em: https://www.b3.com.br/data/files/ED/C4/C1/2D/F99068101BBF1068AC094EA8/Regulamento%20do%20Novo%20Mercado%20_Versao%202023_.pdf. Acesso em: 4 Nov. 2024.

 

Imagem Ilustrativa do Post: violet bloom // Foto de: Mike W. // Sem alterações

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/squeakymarmot/26494873215

Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura