ESTRELA CADENTE  

10/11/2021

Coluna Direito e Arte / Coordenadora Taysa Matos

Hoje o dia passou a um milímetro cúbico de menor pressão no esquerdo do peito. Ainda não durmo por inteiro. A noite é recortada em vários fragmentos, como um caleidoscópio - em preto e branco.

Um domingo muito lento. Deitei na rede, meu gato laranja, inseparável, esperou comigo pelo sol, na manhã do outono curitibano dos 15° C. Os pensamentos não conseguiram articular nenhum ritmo preciso. Bagunça generalizada não faz bem a capricornianos. Viro um barco sem rumo, bússola desgovernada. Não encontro um foco, o que fazer do dia. Penso que seja a fase de larica por 'normalidade', o coração ainda não se deu conta que tudo mudou. De repente, não há qualquer amanhã palpável diante dos pés. Quase um vazio imenso lá fora, depois da porta. (Talvez isso seja só no começo dos 40, 60, 90...?)

Descobri um provável significado de quarentena: uma sucessão interminável de domingos – amontoados, pressionados, impressionantes, perdoáveis, impacientes, silentes, escandalosos, dilacerantes. É preciso burilar a paciência, tecer uma boa colcha de retalhos com as sobras da esperança esmigalhada pelo ano qu'inda agorinha se foi. Fazer de conta que depois da janela não há lá fora. Esquecer que a porta abre. Imaginar os ventos, as brisas, as chuvas, estrelas salpicando infinitos céu afora – tudo aqui dentro. Quem sabe até o fim desse inteiro desespero, eu faça estrelas em todo o teto da casa, e a casa que me guarda, guardiã da minha alma, transforme-se num infinito a contento. Assim, quando já estiver cansada, desalinhada, deitarei no chão da sala, olhando extasiada para as estrelas disfarçadas de verdadeiras. Estou certa que me darão alegria essas estrelas, bem possível ainda que uma delas, ao menos uma, de repente caia de lá, céu da casa abaixo, em meus braços - sinal de desejo atendido! O mundo, lá fora, sobreviveu! E o mundo, aqui dentro – bem no fundo dos meus ‘dentros’ – mudado, muito mudado, ainda sou eu!

 

Imagem Ilustrativa do Post: shooting star in night sky // Foto de: Diego PH // Sem alterações

Disponível em: shooting star in night sky photo – Free Image on Unsplash

Licença de uso: https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura