Descubra quais são os 2 maiores mitos de “Como pegar um mentiroso” - Por Mario Porto

21/10/2017

Imagem: https://cinemaedebate.com/2010/09/29/pinoquio-1940
Imagem: https://cinemaedebate.com/2010/09/29/pinoquio-1940

Existem muitos mitos de como descobrir um mentiroso, mas esses 2 são os mais divulgados e definitivamente estão longe de serem confiáveis! 

Acreditar em senso comum e utilizar mitos como esses podem acabar colocando alguém em maus lençóis. Tome muito cuidado ao identificar um mentiroso e mais ainda ao acusa-lo. Descubra como evitar ser um falso acusador! Descubra a verdade sobre esses mitos! 

Todos nós mentimos. Sim, inclusive você! 

Mentirinha ou mentirão, serão sempre mentiras! Digo isso para mostrar que não importa o quanto você seja verdadeiro, em algum momento, seja para evitar a tristeza de uma mãe, dos filhos, de amigos, você deixará de lado a sua integridade de “super sincero”! Eu mesmo me intitulo como “Super Sincero”, porém, inevitavelmente me encontro em situações com minha mãe que fazem com que eu repense a verdade. Porém, essa seria praticamente a única exceção. (Será?!)

Porém, há ainda os que mentem compulsivamente, há os que mentem para agradar, os que mentem para tirar vantagem, os que mentem e dizem que não mentem, os que assumem sem medo, os que justificam pois tem medo da culpa e fogem à responsabilidade, o que mais há são mentirosos!!!

Vemos, lemos e ouvimos mentiras constantemente durante o nosso dia-a-dia, o problema é quando tentamos descobri-la e usamos técnicas que nos levam a gerar um resultado falso-positivo. Acreditamos que identificamos uma mentira por senso comum, e o pior, usamos isso como verdade absoluta podendo prejudicar severamente a integridade física, moral e psicológica da pessoa.

Mas enfim, como pessoas costumam, em sua grande maioria, identificar um mentiroso? 

 

(DESVIO DO OLHAR)

PRIMEIRA TÉCNICA DE SENSO-COMUM

Desviou o olhar, está mentindo!

Exatamente o contrário! Mentirosos costumam manter o olhar fixo em seus ouvintes após terminarem sua fala para terem a certeza de que a “vítima da mentira” acreditou no que foi dito.

Vale salientar que devemos levar em consideração a linha de base* da pessoa, o contexto e outros detalhes. Porém, ainda assim, não chame de mentiroso o que desvia o olhar, comece a desconfiar mais daqueles que olham fixamente em seus olhos após contarem algo que seja suspeito. 

*Linha de base: A linha de base é o modo como agimos normalmente, sem nenhuma intervenção. É o natural, o básico, o linear, o modo normal de cada um falar, agir, reagir e responder. Quando há alterações nessa linha de base, quando o indivíduo, por algum motivo, altera a sua normalidade é por que algo externa ou internamente está respondendo à um estímulo cerebral. Não necessariamente sendo uma mentira, mas, com certeza, algo a ser analisado com calma e atenção; nesse momento você identificou um gatilho que pode levar à uma resposta ocultada pela pessoa. Informações ocultadas costumam ter natureza vexaminosa, culposa, pessoal, incriminadora, etc.

Outra coisa que deve ser levado em consideração é o fato de que pessoas mais dominantes, como líderes, chefes, grandes empresários, pessoas com elevado ego e autoestima tendem a manter um maior tempo de contato visual. 

 

(MENTIRA)               (VERDADE)

SEGUNDA TÉCNICA DE SENSO-COMUM

Se está olhando para cima e para a direita é mentira

Se está olhando para cima e para a esquerda é mentira

O mais engraçado é que ninguém nunca lembra “o certo” (o mito como é!)!

De acordo com alguns estudiosos, principalmente estudantes de programação de neurolinguística (apesar de eu ser Pratictioner, não me incluo nessa situação específica), aprenderam e defendem que pessoas que contam histórias com o olho voltado para cima e para a direita estão construindo uma cena em sua cabeça enquanto contam a história, já as que contam olhando para cima e para a esquerda estão lembrando de imagens, cenas:

 

          VISUAL CONSTRUÍDO (DIREITA)      VISUAL LEMBRADO (ESQUERDA) 

Porém, apesar de ser uma teoria interessante e validada em muitos estudos, podemos desbancar a ideia de que isso serve para pegar um mentiroso como uma simples pergunta:

E no caso de um mentiroso que de tanto contar uma mesma história, hoje, conta lembrando e não mais criando?

Bons mentirosos, ou mentiras bem estruturadas são elaboradas e podem até mesmo se tornarem reais na cabeça do mentiroso.

Mais um, pessoas que repassam uma mentira que acreditam ser verdade também estariam lembrando e não criando

Outra, se a mentira na verdade é de um acontecimento existente. A pessoa fala sobre o dia anterior contando um fato de um momento anterior, ou da cena de um filme, de um livro. Em todas essas situações o olhar será predominantemente direcionado ao lado esquerdo. Já aqueles que conhecem essa “questão” (não chamarei de mentira, mito, técnica e muito menos ciência), tem maior facilidade em simplesmente posicionar seus olhos e fingirem (não pense que é fácil, mas é possível). 

Portanto, esqueçam esses mitos, existem dezenas de formas de se identificar e pegar um mentiroso! Para saber mais, basta acessando os links:

http://www.portodesenvolve.com/cursos/palestra-micro-expressao-facial/

http://www.portodesenvolve.com/cursos/palestra-decifrando-pessoas/

Ou siga o instagram, terá muita novidade sobre o assunto sendo lançada lá!

Quer saber de algo específico ou mandar sugestões? Escrever para mim em qualquer plataforma:

portodesenvolve@gmail.com

facebook.com/portodesenvolve

instagram.com/portodesenvolve 

Fique à vontade, mas por favor, sem mentiras!!!!

Imagem Ilustrativa do Post: Her Eyes // Foto de: burstingwithcolors // Sem alterações

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/serendipity_photography/3347034263

 

Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura