Prender alguém ou ser preso?
Quem é o mais infeliz?
Eu, dando ordem o dia inteiro?
E você, que nem sabe o que diz?
De quem é o poder? – Kid Abelha
É totalmente natural que a mídia divulgue todos os tipos de notícias, bem como aborde todos os assuntos. No entanto, o que sempre me chamou a atenção, foi a forma ou até mesmo a utilização de palavras estratégicas para disponibilizarem as mesmas.
Quando o final do ano se aproxima, a mídia divulga matérias sobre a concessão do indulto, com manchetes que induzem ao erro, bem como ao medo. Medo, como: “Cerca de 700 detentos recebem indulto de natal em RO” (https://globoplay.globo.com/v/4696607/).
Neste ano, houve polêmica após o Decreto 9.246/2017, tendo em vista as mudanças nos requisitos para concessão do indulto de pena restritiva de liberdade, tornando-os mais brandos. Leia-se: concessão do indulto para presos com qualquer condenação e que tenham cumprido apenas 1/5 da pena.
A intenção do Presidente foi clara: beneficiar os seus colegas.
Após analisar estes pontos, verifico o quanto o Rock é ligado ao Direito, à política e à mídia.
Em 1988 o ilustre Cazuza já questionava o cenário político. A música Brasil, ainda se encaixa nos tempos atuais, particularmente ao interesse do Temer ao decretar o indulto de 2017.
Brasil! Qual é o teu negócio? O nome do teu sócio?
Além disso, a mídia, em suas redes sociais, ao divulgar a mudança nos requisitos do indulto, em 2017, não falou sobre quantidade de presos que ia ser beneficiada ou apresentou os riscos à população após esse benefício, apenas noticiava as alterações do decreto, diferente dos demais anos, como referido na notícia acima.
Esse é o ponto a que eu queria chegar.
Enquanto a mídia se preocupar em escravizar a população ao medo quando se refere aos crimes como o furto ou tráfico, por exemplo, os milhões continuarão sendo desviados, haverá propina e a corrupção será eterna.
Sendo assim, encerro com uma música Ideologia do Cazuza, novamente.
Meus inimigos estão no poder!
Imagem Ilustrativa do Post: 27/12/2016 - Cerimônia de anúncio de investimentos em ações para redução dos efeitos da seca e acesso à agua // Foto de: Michel Temer // Sem alterações
Disponível em: https://www.flickr.com/photos/micheltemer/34175246134/
Licença de uso: https://creativecommons.org/publicdomain/mark/2.0/