Título: Internet, informação e criação: A 4ª revolução tecnológica da comunicação

Autor: Luis Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho, Marco Aurélio Rodrigues Da Cunha E Cruz, Afonso Carvalho de Oliva

Código de Barras: 9786587684536

Páginas: 182

Valor: R$ 80,00

ISBN: 9786587684536

R$ 80,00

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Não há sociedade sem comunicação. A história do homem é a história de sua comunicação com os demais; é a história da luta entre as ideias; é o caminhar dos pensamentos. O pensar e o transmitir o pensamento são tão vitais para o homem como a liberdade física. Não é só o homem que se comunica. Os animais também se comunicam, embora de modo rudimentar. Há pesquisas que sustentam que há uma linguagem nos ruídos e sons das várias espécies, especialmente na linguagem dos macacos, na qual se identificou, inclusive, um aviso de perigo.

Título: Internet, informação e criação: A 4ª revolução tecnológica da comunicação

Autor: Luis Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho, Marco Aurélio Rodrigues Da Cunha E Cruz, Afonso Carvalho de Oliva

Código de Barras: 9786587684536

Páginas: 182

Valor: R$ 80,00

ISBN: 9786587684536

SUMÁRIO

PLANO DA OBRA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7

1. BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO. A COMUNICAÇÃO E A CONSTITUIÇÃO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8

2. A COMUNICAÇÃO SOCIAL: A EXPRESSÃO, A INFORMAÇÃO (PRIVADA E PÚBLICA) E A CRIAÇÃO . . . . 17

3. DIREITOS DA PERSONALIDADE: PRIVACIDADE, HONRA, IMAGEM, NOME, PSEUDÔNIMO E DIREITO AO ESQUECIMENTO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 28

4. LIBERDADE DE CRIAÇÃO: OBRA DE ARTE, LITERÁRIA, MUSICAL, CÊNICA (TEATRO, FILME, VÍDEOS, NOVELAS ETC), FOTOGRÁFICA, BIOGRAFIAS, HUMOR, CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA. . . 42

5. LIBERDADE DE EXPRESSÃO: OS MOVIMENTOS SOCIAIS, A EMISSÃO DE OPINIÃO E OS DISCURSOS DE ÓDIO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 79

6. LIBERDADE DE IMPRENSA/INFORMAÇÃO: HISTÓRICO, CONCEITO DE NOTÍCIA, EDITORIAL, CENSURA, DIREITO DE RESPOSTA E DE RETIFICAÇÃO, ANONIMATO E SIGILO DA FONTE, PUBLICIDADE (ENGANOSA E ABUSIVA). O RÁDIO, A TELEVISÃO E O JORNAL. OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ELETRÔNICA. . . . . . . . . . . . . . . . 96

7. ORGANIZAÇÃO DE EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO: MONOPÓLIO, OLIGOPÓLIO, EMPRESA JORNALÍSTICA E DE RADIODIFUSÃO . . . . . . 130

8. BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A EVOLUÇÃO DA INTERNET . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 135

9. MARCO CIVIL DA INTERNET . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 140 

10. LEI DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS: ASPECTOS GERAIS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 159

11. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A QUARTA REVOLUÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 182

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