Você sabe como se defender do crime de racismo?

10/01/2017

Por Redação- 10/01/2017

Confira a cartilha produzida pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro que  esclarece como se defender do crime de racismo. A cartilha menciona que  em caso de racismo, a primeira dica é reunir todas as provas do ocorrido, como por exemplo fotos, vídeos, os dados principais do agressor (como nome, endereço, telefone) e de quem eventualmente tenha testemunhado o fato, detalhes do local onde aconteceu a discriminação, anúncios e reportagens que possam comprovar etc.

Após, deve-se procurar pela Delegacia de Polícia mais próxima, com a companhia das testemunhas e das provas que existirem. A partir daí, realize o Registro de Ocorrência Policial e, ao fim, solicite uma cópia deste documento. Depois, compareça à Defensoria Pública munido de toda a documentação reunida para que sejam tomadas as demais medidas jurídicas cabíveis.

Ainda, o documento esclarece a diferença de racismo e injuria racial e as diversas formas de racismo. Confira: cartilha-racismo-dperj   Fonte: DPERJ  
Imagem Ilustrativa do Post: Sem título // Foto de: Rodrigo Sombra // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/rodrigosombra/8036782915 Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura