STF analisará constitucionalidade de lei que permite profissionais formados em Letras exercer secretariado executivo

25/07/2017

Por Redação - 25/07/2017

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), com pedido de liminar, para questionar dispositivos da Lei Federal n. 11.091/2005 que estendem o exercício da profissão de secretariado executivo aos profissionais com curso superior em Letras.

De acordo com a inicial da ADI n. 5732, a CNTC alega que há regulamentação específica da profissão de secretariado. “Dessa maneira, por se tratar de lei especial que conferiu eficácia à norma constitucional inserta no inciso XIII do artigo 5º da Constituição Federal, resta evidente que somente à Lei 7.377/1985 é dado estabelecer, especificamente, as necessárias condições de capacidade técnica afetas ao profissional de secretariado executivo”, sustenta. Para a entidade, trata-se de lei específica que só pode ser alterada por outra lei específica. O caso está sob relatoria do Ministro Edson Fachin.

.

Fonte: Supremo Tribunal Federal


Imagem Ilustrativa do Post: Paperwork // Foto de: Joshua Blount // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/stickwithjosh/11909973565 Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura