Rômulo de Andrade Moreira, em entrevista, fala sobre a obra "Da prisão preventiva, das medidas cautelares e da liberdade provisória: comentários à lei nº. 12.403/2011"

15/12/2016

Por Redação – 15/12/2016

A obra “Da prisão preventiva, das medidas cautelares e da liberdade provisória: comentários à lei nº. 12.403/2011” é de autoria de Rômulo de Andrade Moreira, uma publicação da Editora Empório do Direito. O autor fala sobre a obra:

Qual a proposta do livro “Da prisão preventiva, das medidas cautelares e da liberdade provisória: comentários à lei nº. 12.403/2011"?

Discutir as alterações feitas no Código de Processo Penal pela Lei nº. 12.403/2011.

Qual a motivação para escrever sobre este tema?

As alterações introduzidas no nosso Código de Processo Penal.

O livro destina-se a qual público alvo?

Estudantes e profissionais da área criminal.

Quais as principais conclusões adquiridas com a obra?

Que, nada obstante as modificações, o quadro do Processo Penal brasileiro, e mais especificamente, a questão das prisões e das medidas cautelares em nada foi alterado, muito pelo contrário. Apesar do aumento significativo das medidas cautelares, continuamos com a cultura perversa de prender provisoriamente. A prisão preventiva, apesar da nova lei, continua a ser a medida cautelar "preferida" pelos Juízes e membros do Ministério Público, razão pela qual o nosso número de encarcerados só aumenta, fazendo com que nos encontremos no vergonhoso quarto lugar dentre os Países que mais aprisionam. Ademais, com a consagração (em todos os sentidos) da delação premiada, seja lá como for (se como fonte de prova, meio de prova, ato investigatório, etc.), banalizou-se de vez a prisão preventiva, agora como instrumento de coação do preso. Uma lástima!


Para garantir seu exemplar, acesse aqui.

Da prisão preventiva, das medidas cautelares e da liberdade pro

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura