Projeto Google Art permitirá acesso ao acervo de museus pela internet

05/02/2017

Por Redação - 05/02/2017

Resultado de parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a Google Inc., o Projeto Google Art possibilitará o acesso on-line ao acervo de museus da rede do Ibram. Inicialmente, estarão disponíveis on-line imagens do interior e edificação dos museus, por meio da tecnologia Street View, imagens de peças emblemáticas dos acervos de cada instituição, capturadas em alta definição (ArtCamera), além de conteúdos relacionados – como plantas baixas e dados de identificação (metadados) das obras.

Em reunião com a equipe da Google, o Ministro da Cultura ressaltou a importância desse tipo de tecnologia para a formação cultural dos brasileiros. "Temos um projeto para disponibilizar ferramentas como essa nas escolas públicas brasileiras. Precisamos avançar com políticas públicas que permitam o uso da tecnologia em favor da cultura e da sociedade", destacou o Ministro.

Na primeira fase do projeto, participam o Museu Imperial, em Petrópolis (RJ); o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), os Museus Castro Maya e o Museu Histórico Nacional (MHN), no Rio de Janeiro; e o Museu Lasar Segall, em São Paulo (SP). O lançamento dos conteúdos digitais na plataforma Google acontecerá durante o 7º Fórum Nacional de Museus, na cidade de Porto Alegre (RS), no mês de junho.

Fonte: Portal Brasil


Imagem Ilustrativa do Post: Museu Histórico Nacional // Foto de: Leandro Neumann Ciuffo // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/leandrociuffo/5317369787/

Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode


O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura