Projeto do Tribunal de Justiça de Pernambuco utiliza videoconferência em processo de adoção internacional

30/01/2016

Por Redação - 30/01/2016

O projeto Conhecer Virtual é uma criação da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Pernambuco (CIJ-PE).

Consiste em realizar encontros através de videoconferência entre crianças e adolescentes e pretendes à adoção. O objetivo é aproximar e criar vínculo entre os envolvidos antes do início do estágio de convivência obrigatório.

Inaugurado em 7 de dezembro de 2015, o primeiro encontro se deu entre cinco irmãos, com idade entre 2 e 11 anos, e três casais de italianos. Junto destes, participaram representantes da CIJ-PE, da Ceja, da Setic e da Il Mandello (entidade credenciada na Itália que faz a intermediação nas adoções internacionais).

A reunião foi realizada na Sala de Depoimento Acolhedor no Centro Integrado da Criança e do Adolescente do Estado (Cica-PE), em Recife. O sigilo das informações está garantido pelo programa Lync, utilizado no sistema que foi implantado pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal (Setic).

É uma iniciativa que busca assegurar o direito à convivência familiar de crianças e adolescentes. Tenho esperança de que esse projeto possa ser expandido para todo o país por meio da Corregedoria Nacional de Justiça”, afirmou o coordenador da Infância e Juventude de Pernambuco, desembargador Luiz Carlos Figueiredo.

Fonte: CNJ


Imagem Ilustrativa do Post: children // Foto de: farhad sadykov // Sem alterações.

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/fsadykov/17939096343

Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode


O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura