Por Redação
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ estará com inscrições abertas para seleção presencial dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Cultura entre os dias 03 de agosto a 04 de setembro de 2015.
As linhas de pesquisa são nas temáticas de Mídia e Mediações Socioculturais; e Tecnologias da Comunicação e Estéticas.
Além disso, os discentes do Curso criaram o email alunosecopos@gmail.com com a finalidade de auxiliar os candidatos ao Mestrado e Doutorado oriundos de outros Estados e que necessitem de hospedagem solidária. Também se disponibilizam caso alguém encontre dificuldades em localizar os textos das provas teóricas.
Maiores informações podem ser obtidas diretamente no site da Eco Pós, na Secretaria ou por meio dos emails de Jorgina da Silva Costa (jorgina.costa@eco.ufrj.br); de Thiago Couto (thiago.couto@eco.ufrj.br) e de Rodrigo Lessa (rodrigo.lessa@eco.ufrj.br).
Também já estão disponíveis os editais do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (Mestrado) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias e Linguagens (Mestrado Profissionalizante), ambos da Escola de Comunicação da UFRJ.
Confira abaixo o Edital completo.
Edital do Processo de Seleção para ingresso nos cursos de Mestrado e
Doutorado em Comunicação e Cultura – 2015/2016
Do local, data e horário das inscrições
1. O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro torna público que estarão abertas, entre os dias 03 de agosto de 2015 e 04 de setembro de 2015, as inscrições do processo seletivo para ingresso nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Cultura, nos termos do Regimento Geral para Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFRJ, bem como nos de seu Regimento Interno.
2. As inscrições serão feitas na Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ, localizada na Avenida Pasteur n. 250 - fundos, Urca, Rio de Janeiro, CEP:22290-240, de segunda a sexta-feira de 11:00 às 15:00hs. Em caso de greves ou outros tipos de paralisação, entrará em vigor um horário de plantão para atender aos pedidos. O horário será informado pelo site da ECO-PÓS.
Do procedimento para a inscrição
3. O procedimento de inscrição deve ser realizado através das seguintes etapas:
3.1 Transferência para a Conta Única do Tesouro Nacional em qualquer agência do Banco do Brasil, informando o Código Identificador 1531151523628832-2 e o número do CPF do candidato.
3.1.1 Caso o candidato seja correntista do Banco do Brasil, a transferência poderá ser realizada no caixa automático, ou diretamente no caixa para os não correntistas.
3.2. Entrega de toda documentação constante dos itens 5 ou 6 do presente edital na Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação da Escola de Comunicação.
3.3. A entrega dos documentos pode ser feita por terceiros ou por correspondência. Neste último caso, será considerada como data de entrega a da postagem da documentação.
3.4 O candidato poderá ser Isento de taxa de inscrição nos casos abaixo:
a) Estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - Cad-Único, de que trata o Decreto n° 6.135, de 26/6/2007; e/ou
b) For, comprovadamente, membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto n° 6.135/2007. Considera-se família de baixa renda, de acordo com o Decreto n° 6.135/2007, aquela com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, ou a que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos.
3.4.1 A isenção deverá ser solicitada no ato da inscrição do processo seletivo.
3.4.2 O resultado da solicitação de isenção será divulgado oficialmente no site do PPGCOM/ECO-UFRJ e a informação estará disponível na respectiva secretaria.
4. Os candidatos que não possuem o nível de escolaridade mínimo exigido para ingresso nos cursos do PPGCOM/UFRJ somente poderão realizar as inscrições mediante apresentação de documento, emitido pela instituição de ensino de origem, que declare a previsão de titulação.
4.1. Dos alunos aprovados e classificados neste Processo de Seleção será exigido o diploma no ato da matrícula, a ser realizada em março de 2016.
4.2. Alunos com matrícula ativa no programa não poderão se inscrever na seleção para curso de mesmo nível.
Da documentação necessária
5. O candidato interessado em realizar o curso de Mestrado em Comunicação e Cultura deverá entregar os seguintes documentos:
5.1. Formulário de inscrição (ir em www.pos.eco.ufrj/ingresso) do Processo de Seleção devidamente preenchido;
5.2. Cópia autenticada do diploma de Graduação devidamente registrado e de IES reconhecida pelo MEC;
5.3. Cópia autenticada do documento de identidade;
5.4. Uma foto 3x4;
5.5. Original do comprovante de depósito da Taxa de Inscrição, no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais);
5.6. Declaração de previsão de colação de grau para os candidatos que se encontrarem na situação do item 4.
6. O candidato interessado em realizar o curso de Doutorado em Comunicação e Cultura deverá entregar os seguintes documentos:
6.1. Formulário de inscrição (ir em www.pos.eco.ufrj/ingresso) do Processo de Seleção devidamente preenchido;
6.2. Cópia autenticada dos diplomas de Graduação e de Mestrado devidamente registrado e de IES reconhecida pelo MEC;
6.3. Cópia autenticada do documento de identidade;
6.4. Uma foto 3x4;
6.5. Comprovante de depósito da Taxa de Inscrição, no valor de R$ 180,00 (cento e oitenta reais);
6.6. Declaração de previsão de colação de grau para os candidatos que se encontrarem na situação do item 4.
Das etapas do concurso e dos critérios de avaliação:
7. O Processo de Seleção para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Cultura será composto de três etapas:
7.1. Primeira fase: Prova Escrita;
7.2. Segunda fase: Análise do Projeto de Pesquisa;
7.3. Terceira fase: Prova de Língua, Entrevista e Análise do Currículo.
8. Em cada etapa será atribuída uma nota entre 0,0 (zero) e dez (dez) a cada candidato, sendo eliminados do concurso aqueles que obtiverem nota inferior a 7,0 (sete) em qualquer fase.
9. A nota final do candidato será resultante da média aritmética simples entre as notas de cada fase do concurso.
10. Para fins de desempate, serão consideradas, pela ordem:
10.1. A maior nota na primeira fase;
10.2. A maior nota na segunda fase;
10.3. A maior nota na terceira fase
Primeira Fase: da Prova Escrita
11. A Prova Escrita será realizada no dia 19 de setembro, às 09 (nove) horas, na Escola de Comunicação da UFRJ.
12. O conteúdo da Prova Escrita será pertinente à área de Comunicação e à linha de pesquisa escolhida pelo candidato, conforme a bibliografia constante do ANEXO I do presente edital.
13. A Prova Escrita terá duração de 3 (três) horas.
14. O candidato não poderá consultar nem livros e nem apontamentos.
15. Somente será enviado para análise da banca examinadora o que for escrito com caneta esferográfica azul ou preta na folha de respostas.
16. As Provas Escritas serão corrigidas por uma banca composta por 2 (dois) professores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ.
16.1. Serão usados como critérios de avaliação o domínio da bibliografia básica indicada no Anexo I, a capacidade de interpretação, de síntese e de articulação de diferentes referenciais teóricos e a clareza e a coerência argumentativa do candidato.
16.2. Sempre que a divergência entre estas duas notas for superior a 2,5 (dois pontos e meio), a Prova Escrita será avaliada por um terceiro examinador.
16.3. Em qualquer caso, a nota da primeira fase será a média aritmética simples entre as atribuídas por todos os examinadores que avaliaram a prova.
16.4. Nenhum membro da banca examinadora terá acesso à avaliação dos demais nem a qualquer informação que possa identificar o candidato.
17. O resultado da Prova Escrita será divulgado na página oficial do Programa de Pós Graduação em Comunicação no dia 09 de outubro.
Recurso: 13 e 14 de outubro
Divulgação de recurso: 16 de outubro
Segunda Fase: da Análise do Projeto de Pesquisa
18. O candidato, se aprovado na primeira fase do concurso, deverá entregar quatro cópias do seu Projeto de Pesquisa de Dissertação de Mestrado ou de Tese de Doutorado, conforme o caso, entre os dias 19 de outubro e 22 de outubro na Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ.
18.1. O candidato deve entregar ainda quatro cópias de seu currículo, gerado na Plataforma Lattes do CNPq.
18.2. A entrega destes documentos pode ser feita por terceiros ou por correspondência. Neste último caso, será considerada como data de entrega a da postagem dos documentos.
19. Os Projetos de Pesquisa de Dissertação de Mestrado e de Tese de Doutorado deverão respeitar rigorosamente a seguinte estrutura:
19.1. Título;
19.2. Introdução;
19.3. Objetivos;
19.4. Justificativas e Hipóteses;
19.5. Fundamentação Teórica;
19.6. Metodologia;
19.7. Evidências de interesse para o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ e para a Linha de Pesquisas escolhida bem como indicação de orientador ou orientadores;
19.8. Bibliografia
20. O Projeto de Pesquisa de Dissertação de Mestrado e de Tese de Doutorado deverá ser apresentado com a seguinte formatação:
20.1. Até 15 laudas;
20.2. Fonte Times New Roman, tamanho 12;
20.3. Espaçamento 1,5 entre linhas;
20.4. Espaçamento automático entre parágrafos.
21. Não será aceita nenhuma espécie de anexo.
22. Cada Projeto de Pesquisa de Dissertação de Mestrado e de Tese de Doutorado será avaliado por uma banca composta por 3 (três) examinadores.
22.1. A nota da segunda fase será a média aritmética simples entre as atribuídas por todos os examinadores.
23. O resultado da Análise dos Projetos de Pesquisas será divulgado na página oficial do Programa de Pós-Graduação em Comunicação no dia 10 de novembro.
Recurso: 11 a 12 de novembro
Resultado de recurso: 16 de novembro
Terceira Fase: Prova de Língua, da Entrevista e Análise do Currículo
Dos testes de aptidão em língua estrangeira
24. O candidato, se aprovado na segunda fase do concurso, deverá realizar testes de língua estrangeira para aferimento de suas aptidões, sem caráter classificatório ou eliminatório.
24.1. A duração do teste de aptidão em língua estrangeira será de 2 (duas) horas.
25. Para os candidatos ao curso de Mestrado em Comunicação e Cultura haverá aferimento de conhecimento da língua inglesa no dia 27 de novembro de 2015 às 10 (dez) horas.
26. Para os candidatos ao curso de Doutorado em Comunicação e Cultura haverá aferimento de conhecimento da língua inglesa no dia 27 de novembro de 2015 às 10 (dez) horas e da língua francesa ou de língua espanhola às 14 (catorze) horas.
27. Haverá dispensa do teste de aptidão em língua estrangeira pela prévia realização de exame similar durante curso de mestrado ou doutorado nos últimos 5 anos ou certificados de realização de cursos de língua estrangeira a serem avaliados pela coordenação;
28. Os resultados dos testes de aptidão, sem caráter classificatório nem eliminatório, em língua estrangeira serão divulgados na página oficial do Programa de Pós-Graduação em Comunicação no dia 07 de dezembro de 2015.
Da Entrevista e Análise do Currículo
29. O candidato, se aprovado na segunda fase do concurso, ainda será entrevistado por uma banca examinadora composta por 3 (três) Professores do programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ.
30. O agendamento das entrevistas dos candidatos aprovados para a terceira fase será divulgado na página oficial do Programa de Pós-Graduação em Comunicação no dia 18 de novembro.
31. As entrevistas serão realizadas entre os dias 24 e 26 de novembro e serão gravadas em áudio apenas pela
Secretaria do Programa de Pós-graduação.
32. O currículo do candidato será avaliado, na oportunidade da entrevista, segundo os seguintes critérios:
32.1. Produção Intelectual na área de comunicação;
32.2. Experiência Profissional relacionada à área de comunicação;
33. A nota da terceira fase do concurso será atribuída através de consenso da banca examinadora.
34. O resultado da Entrevista e Análise do Currículo e o resultado final do concurso serão divulgados na página oficial do Programa de Pós Graduação em Comunicação no dia 07 de dezembro.
Do Número de Vagas
35. O concurso para ingresso no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ disponibilizará 24 (vinte e quatro), sendo 12 (doze) delas para a linha de pesquisas Mídia e Mediações Socioculturais e 12 (doze) para a linha de pesquisas Tecnologias da Comunicação e Estéticas.
35. O concurso para ingresso no curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ disponibilizará 16 (dezesseis) vagas, sendo 8 (oito) delas para a linha de pesquisas Mídia e Mediações Socioculturais e 8 (oito) para a linha de pesquisas Tecnologias da Comunicação e Estéticas.
Das Disposições Finais
36. A inscrição no Processo de Seleção para ingresso no Programa de Pós Graduação de Comunicação somente será efetivada após o atendimento pelo candidato das exigências deste Edital.
37. Somente serão aceitas inscrições de candidatos portadores de títulos acadêmicos obtidos no exterior, devidamente revalidados, conforme Resolução CEPG 03/2002.
38. Em nenhuma hipótese, serão concedidas vista ou segunda chamada, ou devolvidas cópias de documentos entregues na Secretaria Acadêmica bem como do Projeto de Pesquisa apresentado, nem haverá devolução da taxa de inscrição.
39. Serão admitidos recursos de revisão das notas atribuídas aos candidatos nas primeira e segunda fases, quando solicitados por escrito ao Coordenador do Programa e entregues na Secretaria no prazo previsto, devendo os mesmos conter uma justificativa para a solicitação, redigida de forma clara e concisa, com nome legível e número do protocolo do candidato no processo seletivo, assinatura, número da carteira de identidade e data.
40. Os recursos serão julgados por Comissão Revisora composta por dois integrantes da Comissão de Seleção e pelo Coordenador do Programa, conforme as datas e prazos estabelecidos no cronograma do Anexo II deste Edital.
41. Não serão aceitos recursos relativos aos resultados da terceira fase do programa.
42. Os cursos de Mestrado e de Doutorado em Comunicação e Cultura oferecem bolsas da CAPES, do CNPq e da FAPERJ, cuja concessão e divisão se efetuarão em função da disponibilidade das mesmas, segundo critérios fixados pelas Agências de Fomento e pela Comissão Deliberativa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ.
43. Não será permitida a entrada de candidatos após o início das provas escritas e de língua.
44. O candidato que não comparecer a qualquer uma das etapas e provas será automaticamente eliminado
45. Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela Coordenação do Programa Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ.
46. Os integrantes das bancas da 2ª. e 3ª. fases estarão disponilizados no site do programa até 13 de outubro de 2015.
Denilson Lopes Silva Amaury Fernandes
Coordenador de Pós-Graduação Diretor da Escola de Comunicação
ANEXO I – BIBLIOGRAFIA BÁSICA
MÍDIA E MEDIAÇÕES SOCIOCULTURAIS
· BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: UNB/Hucitec, 2010.
· DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2013.
· EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. São Paulo: Ed. Unesp, 2005.
· FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
· HALL, Stuart. Da Diáspora. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.
· SENNET, Richard. Carne e pedra - o corpo e a cidade na civilização ocidental. Rio de Janeiro: BestBolso, 2008
· SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
· TAYLOR, Charles. As fontes do self: a construção da identidade moderna. São Paulo: Loyola, 2005.
TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E ESTÉTICA
· BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas I: Magia, técnica Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
· CHARNEY, Leo, SCHWARZ, Vanessa (orgs.) . O Cinema e a Invenção da Vida Moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2010.
· CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
· DELEUZE, Gille, GUATTARI, Félix. O que é filosofia?. 3ª.ed., São Paulo : editora 34, 2010.
· FOSTER, Hal. O Retorno do Real. São Paulo: Cosac & Naify, 2014.
· FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos V - Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
· HUYSSEN, Andreas. Culturas do Passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
· PELBART Peter Pál. Avesso do Nihilismo: cartografias do esgotamento. São Paulo: N-1, 2014.
ANEXO II – CRONOGRAMA
Inscrições no Processo de Seleção |
03 de agosto a 04 de setembro |
Realização de Prova Escrita |
19 de setembro |
Divulgação do resultado de correção de prova escrita |
09 de outubro |
Prazo para interposição de recursos (1ª fase) |
13 e 14 de outubro |
Divulgação da decisão sobre recursos (1ª fase) |
16 de outubro |
Entrega do Projeto de Pesquisa |
de 19 a 22 de outubro |
Divulgação do resultado da avaliação do Projeto de Pesquisa |
10 de novembro |
Prazo para interposição de recursos (2ª fase) |
11 a 12 de novembro |
Divulgação da decisão sobre recursos (2ª fase) |
16 de novembro |
Agendamento das entrevistas |
18 de novembro |
Realização das entrevistas |
de 24 a 26 de novembro |
Realização da Prova de Língua Estrangeira |
27 de novembro |
Resultado da avaliação das entrevistas, da prova de Língua Estrangeira e resultado final do processo de seleção |
07 de dezembro |
Imagem Ilustrativa do Post: UFRJ // Foto de: Monica Kaneko // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/11155422@N00/5814936131/ Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode