Polícia Civil do RJ adota protocolo de envio de mensagens aos celulares furtados e roubados

30/10/2016

Por Redação- 30/10/2016

A Polícia Civil do Rio vai adotar um novo protocolo para que as operadoras de telefonia móvel enviem mensagem para o IMEI (número de identificação) do aparelho, no qual o usuário terá conhecimento de que o telefone é produto de roubo/Furto.

A medida depende de determinação judicial e já foi utilizada num inquérito da 19ª DP (Tijuca) que apurava crime de roubo de mais de cem celulares de uma loja de departamentos naquela região.

Após a solicitação da polícia, o juiz André Ricardo de Franciscis Ramos, da 28ª Vara Criminal da capital, determinou que as operadoras de telefonia enviem mensagem por SMS e WhatsApp para os telefones, pedindo a devolução do aparelho na 19ª DP em cinco dias e solicitando que o dono comprove a aquisição lícita do mesmo.

 “O descumprimento dessa decisão judicial poderá ensejar a responsabilidade do usuário pelo crime de receptação”, diz o comunicado, cujo teor consta na sentença do magistrado. Posteriormente,  os aparelhos  que não forem devolvidos serão bloqueados.

De acordo com Carlos Leba,  Chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, a intenção é de que tal medida seja adotada por todas as delegacias do estado. Para isso, os delegados terão que fazer a solicitação à Justiça caso a caso. E se quem adquiriu agiu de boa-fé não será indiciado pelo crime de receptação.

Fonte: EXTRA


Imagem Ilustrativa do Post: célúlár // Foto de: Rodrigo Senna // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/negativz/38422354/ Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode    

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura