Palestra: "Lei, Terror e Medo- o contexto da construção da lei antiterrorismo”

08/09/2016

Por Redação- 08/09/2016

Acontece na data de hoje, no Auditório do Fórum Distrital do Norte da Ilha, na UFSC, ao lado do CCJ,  às 18h30min, a palestra, organizada por estudantes independentes do curso de Direito da UFSC interessados em enriquecer o debate sobre o assunto.

A palestra “Lei, Terror e Medo- o contexto da construção da lei antiterrorismo”, pretende discutir o conjunto complexo de forças atuantes por trás da criação da lei antiterrorismo. Nesse sentido, notou-se ser essencial a presença da interdisciplinaridade no debate, de modo a ultrapassarmos os paradigmas meramente positivistas, ainda, presentes no direito. Ademais, diante da situação política conturbada de nosso país – em vista da ruptura institucional que vivemos - nada mais oportuno do que discutir o que está por trás dos discursos (pseudo) legitimadores da ordem pública, cujo objetivo claro é reprimir o dito inimigo, terrorista, desordeiro, baderneiro, vândalo da cidade, sob a égide da construção do medo coletivo.

Palestrantes ▪ Graciela De Conti Pagliari

Professora de Relações Internacionais na UFSC. Graduada em Direito pela Unisinos e doutora em Relações Internacionais pela UnB. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Segurança Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança e Defesa regional e comparada, América do Sul, narcotráfico e tráfico de armas e Política Internacional.

▪ Alexandre Morais da Rosa

Professor adjunto de Processo Penal e do CPGD da Faculdade de Direito da UFSC e professor da UNIVALI.  Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Pesquisa Judiciário, Processo e Decisão, com perspectiva transdisciplinar.

▪ Mériti de Souza ▪

Professora adjunta no Departamento de Psicologia da UFSC. Possui doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-SP e pós doutorado em Psicologia no CES - Centro de Estudos Sociais - da Universidade de Coimbra e em Educação na Unesp. Tem experiência na área de psicologia, epistemologia, educação, psicanálise, atuando principalmente com constituição subjetiva, lógica identitária e diferenças sexuai; violências e figuras subjetivas e sociais.

Participem!

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura