Novo golpe clona e invade contas de WhatsApp para pedir dinheiro aos contatos das vítimas

06/03/2017

Por Redação - 06/03/2017

Com o auxílio de funcionários de operadoras de telefonia celular, golpistas conseguem clonar contas de usuários do aplicativo WhatsApp para pedir dinheiro aos contatos das vítimas. O esquema deixa o celular da vítima sem sinal, permitindo que o falsário assuma a conta e envie mensagens pedindo transferências bancárias.

Em entrevista a um programa de televisão, uma vítima relatou: "Ele (o golpista) mandou mensagens particulares e falou que o limite dele de transferências estava excedido (...) e perguntou qual era meu limite de transferências. Falei: \'olha, só posso transferir R$ 800\'. Ele falou \'não tem problema, transfere para essa conta que eu vou te dizer\'. E aí foi isso que eu fiz, achando que era o meu pai".

Especialistas ressaltam que, ao invadir uma conta do WhatsApp, o golpista têm acesso a todo o histórico de conversas, grupos e contatos, o que pode incluir dados pessoais e informações que só as vítimas sabem. Isso auxilia o falsário a tornar os pedidos mais convincentes. "Ele vai identificar quem são os parentes, quem são os amigos. Tem todo um histórico que ele pode se aproveitar para fazer o golpe mais efetivo e realmente a pessoa nem se questionar", adverte Ronaldo Prass, especialista em tecnologia.

.

Fonte: G1


Imagem Ilustrativa do Post: iGlow (362/365) // Foto de: Andy Rennie // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/andrewrennie/5305466633 Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura