Por Redação- 08/12/2016
O Ministério Público de Mato Grosso, requereu a Justiça mandados de busca e apreensão nas propriedades Paredão, Jatuarana e fazenda Shangrilá de propriedade e ao cumprir o mandado, durante as diligências, encontraram, além de diversas armas de fogo, provas de desmatamento em área de preservação permanente e produtos ou substâncias tóxicas nocivas à saúde humana e ao meio ambiente.
Nas buscas, foi apreendido na fazenda Paredão de propriedade de Marcos Antônio Assi Tozzati, ex-assessor do Ministro Eliseu Padilha, um trator e 1912 cabeças de gado, para cessar os danos ao meio ambiente e por ser instrumento do crime do art.48 Lei n.º9.605/98 (impedir ou dificultar a regeneração da vegetação).
O ex assessor terá que fazer a retirada de todo rebanho apreendido dos limites do Parque Estadual no prazo de 72 horas, sob pena de multa diária de R$ 1 mil por animal.
De acordo com o MP, a fazenda Paredão se utiliza da estrutura da fazenda Jasmim Agropecuária, que pertence ao Ministro Eliseu Padilha e lá os policiais encontraram também armas de fogo e uma motosserra.
O MP ainda constatou que mesmo após autuação da SEMA, em razão do desmatamento de 752,72 hectares ocorrido entre os anos de 1998 e 2015, outros 170 hectares foram desmatados na região que contempla as duas propriedades entre os meses de agosto e outubro de 2016.
Ainda na operação, contatou-se péssimas condições das acomodações dos funcionários, inclusive com presença de galões de gasolina e vasilhames de agrotóxicos. Essas informações e fotos foram encaminhadas para o MPT, MPF e Ministério do Trabalho e Emprego para ciência e providências, diante da suspeita de trabalho análogo à escravidão.
Fonte: MPMT .Imagem Ilustrativa do Post:Ministro da Aviação Civil Ministro Eliseu Padilha // Foto de: PMDB Nacional// Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/pmdbnacional/18495117314/in/ Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/2.0/legalcode