Médico é condenado a indenizar paciente por comentários desrespeitosos sobre sua aparência

08/04/2017

Por Redação - 08/04/2017

Por unanimidade de votos, a Sexta Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) condenou um médico a indenizar uma paciente em R$ 5 mil, a título de danos morais, por prestar atendimento ofensivo e desrespeitoso ao Código de Ética da categoria.

Segundo as alegações da paciente, durante a consulta o médico disse impropérios como "olha essa testa cheia de rugas" e "estás parecendo um travesti". Por fim, em anotação de próprio punho feita no exame apresentado pela mulher, o profissional registrou: "pele horrível".

"O Código de Ética Médica estabelece em vários dispositivos o dever de preservação da dignidade do paciente, entre eles que o médico guardará absoluto respeito pelo ser humano e atuará sempre em seu benefício", observou a Desembargadora Denise Volpato, relatora da matéria no TJSC.

.

Fonte: Tribunal de Justiça de Santa Catarina


Imagem Ilustrativa do Post: Doctors are fun // Foto de: Kathea Pinto // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/kokopinto/1744766359 Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura