Maltratar animais de estimação pode levar à responsabilização criminal

03/02/2016

Por Redação - 03/02/2016

Ter um animal de estimação implica responsabilidades e cuidados. Más condutas como abandono, manter acorrentado todo o dia, deixar em lugar impróprio e anti-higiênico, agressão física covarde e exagerada, negligência com doenças, podem levar à responsabilização criminal do dono do animal.

A Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98) dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, em seu artigo 32:

Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

A denúncia de maus-tratos deve ser feita à polícia, em casos de tráfico de animais, pode-se entrar em contato diretamente com o Ibama através do telefone 0800 61 8080.

Fonte: Agência CNJ de Notícias


Imagem Ilustrativa do Post: Old, but not sad // Foto de: Maiquel Borges // Sem alterações

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/stereosuicide/4679580462 Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura