Malta aprova lei que criminaliza terapias para curar gays

07/12/2016

Por Andressa Darold- 07/12/2016

A terapia de reorientação sexual - também conhecida como “cura gay” -  foi proibida em Malta, primeiro país europeu a banir a prática.

Por intermédio da lei de Afirmação da Orientação Sexual, Identidade de Gênero e Expressão de Gênero aprovada pelo Parlamento em Valletta, por unanimidade, foi declarada ilegal qualquer tentativa de “mudar, reprimir ou eliminar a orientação sexual, identidade de gênero e/ou expressão de gênero de alguém”. Haverá a possibilidade de converter a multa em prisão, de acordo com a gravidade do caso. Profissionais da área da saúde poderão ser penalizados com multas de até 10 mil euros e um ano de prisão.

A nova lei garante também que "nenhuma orientação sexual, identidade de gênero ou expressão de gênero constitui distúrbio, doença ou deficiência de qualquer tipo".

Fonte: The Guardian Malta Today 


Imagem Ilustrativa do Post: The Castro // Foto de: karendesuyo // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/karen_chan/3697907541/ Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura