Justiça condena advogados acusados de integrar facção criminosa

06/07/2017

Por Redação - 06/07/2017

O Juiz Gabriel Medeiros, titular da 1ª Vara da Comarca de Presidente Venceslau (SP), condenou um ex-vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) e outros quatro advogados acusados de envolvimento com facção criminosa.

De acordo com os autos da Ação Penal n. 0000304-15.2017.8.26.0483, os acusados eram parte de rede de advogados que atuava em favor de uma facção criminosa. Através da cooptação do vice-presidente do Condepe, a atuação do órgão que promove os direitos humanos foi subvertida para favorecer os interesses da facção. Segundo Medeiros, “o que se tem no caso em julgamento, longe está de ser uma relação entre cliente e advogado, e sim uma relação entre advogados e organização criminosa, ficando aqueles à disposição desta”.

Para o magistrado, não há dúvidas de que o ex-vice-presidente do Conselho “passou a integrar organização criminosa, recebendo indicação da facção dos casos que deveriam ser investigados, dando andamento e passando informações privilegiadas a outros integrantes, levando temas previamente indicados para serem discutidos em audiências públicas e realizando fiscalizações em estabelecimentos prisionais. Não se tratou de uma ou duas condutas, mas sim, várias”.

.

Fonte: Tribunal de Justiça de São Paulo


Imagem Ilustrativa do Post: Solitary Confinement // Foto de: Corrie Barklimore // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/corrieb/2743935372 Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura