Juizados Especiais poderão julgar ações envolvendo o poder público

29/01/2017

Por Redação - 29/01/2017

O Projeto de Lei da Câmara nº 20/2016 quer alterar a Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais para extrair a vedação de sejam partes as pessoas jurídicas de direito público e as empresas públicas da União.

Criados pela Lei nº 9.099/1995, os Juizados Especiais conciliam, julgam e executam causas de menor complexidade, o que é determinado pelo valor dado à causa. Porém, a lei vedou que esses órgãos do Poder Judiciário apreciem ações em que pessoas jurídicas de direito público e as empresas públicas da União sejam partes envolvidas.

Para o idealizador do PLC 20/2016, Deputado Federal Aguinaldo Ribeiro, "a eliminação da restrição de a Administração Pública vir a ser demandada nas ações propostas perante os Juizados Especiais afigura-se como medida de elevado alcance social, permitindo que o cidadão comum possa, na nóvel Instituição Judiciária e em sede da Lei nº 9.099/95, demandar contra o Estado por questões de pequena relevância e/ou nenhuma complexidade".

  Fonte: Senado Federal - Agência Senado
Imagem Ilustrativa do Post: Called to the Bench // Foto de: Myfuture.com // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/myfuturedotcom/6053041456/

Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode


O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura