Investigação da Polícia Federal conclui que ocorreu vazamento do Enem 2016

01/12/2016

Por Andressa Darold- 01/12/2016

Foi anunciado nesta quinta-feira (1) pelo Ministério Público Federal (MPF) que, segundo relatório da Polícia Federal (PF), ocorreu o vazamento das provas do primeiro, segundo dia e da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016), antes da sua aplicação.

No relatório do inquérito encaminhado para o MPF, foi apontado que as provas foram divulgadas para, pelo menos, dois alunos antes do início de sua aplicação, configurando crime de estelionato qualificado. Através da investigação realizada pela Polícia Federal, foi constatado que os candidatos tiveram acesso à "frase-código" da prova rosa e questões enviadas pela suposta quadrilha. Ambos candidatos que entraram em contato com o exame antes da data oficial foram presos, em Minas Gerais e no Maranhão.

O procurador da República Oscar Costa Filho explicou que " uma quadrilha organizada nacionalmente teve acesso antecipado às provas. Isso compromete a lisura do exame e a própria credibilidade da logística de segurança que vem sendo aplicada". O relatório será anexado ao recurso do MPF que tramita no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife (PE).

Fonte: O Povo


Imagem Ilustrativa do Post: diary writing // Foto de: Fredrik Rubensson // Sem alterações

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/froderik/9355090806/

Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/2.0/legalcode

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura