Governo brasileiro se compromete a repassar recursos para atender indígenas venezuelanos

11/07/2017

Por Redação - 11/07/2017

Em reunião realizada pelo Ministério Público Federal (MPF) na última semana, em Brasília, o Ministério do Desenvolvimento Social anunciou a aprovação de recurso federal para atendimento aos indígenas venezuelanos Warao que estão precariamente abrigados em Manaus (AM).

O recurso da União será disponibilizado à Prefeitura da capital do Estado do Amazonas, responsável pela aplicação das verbas no atendimento aos imigrantes, com apoio da Cáritas Arquidiocesana da cidade. O valor deverá ser utilizado, prioritariamente, para atender aos cerca de 250 indígenas venezuelanos Warao que estão abrigados, de forma precária e com alta vulnerabilidade, em casas no Centro de Manaus. Atualmente, cada imigrante é obrigado a pagar uma diária de R$ 10 para permanecer nos imóveis, valor considerado abusivo pelo MPF.

Para o Procurador da Repúblcia João Akira Omoto, que esteve em Manaus nos dias 3 e 4 deste mês para acompanhar a execução das ações pactuadas, considerou imprescindível que o recurso chegue rapidamente - de modo que o município possa garantir condições adequadas de abrigamento aos indígenas. A razão é que os abrigos, além de não possuírem instalações adequadas para receber tantas pessoas, devem ser espaços temporários até que ações definitivas sejam adotadas.

.

Fonte: Ministério Público Federal


Imagem Ilustrativa do Post: Indígenas participam da condução… // Foto de: Agência Brasil Fotografias // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/fotosagenciabrasil/26685983852/ Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura