Fundo Penitenciário Nacional só será liberado após nota técnica do CNJ

01/05/2016

Por Redação - 01/05/2016

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) passará a emitir notas técnicas solicitadas pelo Ministério da Justiça como condição prévia para a liberação de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen). O repasse das verbas para o Funpen possui o objetivo de apoiar realizações de modernização e melhoria do sistema penitenciário nacional que hoje somam cerca de R$ 2,5 bilhões de investimento.

Segundo o documento, a liberação de verbas exigirá primeiramente a oitiva das unidades da Federação e de entidades da sociedade civil que atuam no tema das políticas penais, para na sequência o Ministério solicitar ao CNJ a avaliação técnica do plano de desembolso antes da publicação de editais e de chamadas públicas, considerando a necessidade de investimentos na área da saúde, educação e trabalho, bem como no fomento da política de alternativas penais. Após o referido trâmite, o Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF) analisará o processo de solicitação, quando, por fim, o CNJ emitirá nota técnica em até 60 dias sobre a adequação do repasse do Funpen.

Fonte: Conselho Nacional de Justiça


Imagem Ilustrativa do Post: Canon 11// Foto de: Nerl Silveira // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/nerinatal/3367113865/ Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura