Por redação 25/02.2017
Dica do parceiro do site, Professor Salo de Carvalho:
O curso de formação tem como objetivo sensibilizar estudantes de direito na perspectiva de gênero, trocar conhecimento com os movimentos feministas e formar Promotoras Legais Populares (PLPs), ampliando o acesso das mulheres à justiça. O público alvo do curso é composto por mulheres de favelas, de movimentos sociais e estudantes de direito.
A proposta do curso foi construída em conjunto por professoras e professores da Faculdade de Direito da UFRJ e por militantes feministas, procurando garantir recortes de raça e orientação sexual. A primeira edição ocorreu em 2016 e formou mais de 30 PLPs.
Em razão da crise de financiamento das Universidades Públicas, a organização não conta com qualquer tipo de verba para efetivar a segunda edição do curso. Importante dizer que toda a cordenação, aulas, palestras e demais atividades de apoio à extensão será realizada por voluntárias, ou seja, mulheres que acreditarem no projeto. Ademais, a organização está com sérias dificuldades para trazer palestrantes de outras regiões do país, mulheres com vasta experiência na formação de PLPs e que têm participação decisiva no sucesso do projeto.
Desta forma, os valores arrecadados serão utilizados para: (1) passagens aéreas, hospedagem e alimentação de palestrantes de fora do Rio de Janeiro; (2) elaboração de material de apoio; (3) auxílio na alimentação das alunas, nos dias de jornada dupla; e, se a meta for superada, (4) remuneração dos professores e cordenadores do curso.
Contribua por acreditar. https://www.kickante.com.br/campanhas/formacao-de-promotoras-legais-populares