Por Patrícia Cordeiro - 18/07/2015
De acordo com o jornal Americano New York Times, o presidente Barack Obama, deve comutar a pena de condenados por delitos envolvendo drogas, sem o uso de violência. O que para Obama, significa corrigir erros do passado, advindos da aplicação de penas muito duras, quando comparados aos delitos praticados.
Esse plano presidencial de revisão das penas, beneficiará principalmente condenados afro-americanos e hispânicos. Com a realização, o presidente irá comutar de uma vez, mais penas do que qualquer outro presidente americano no último meio século. Na próxima semana serão comultadas 80 penas, dos 30 mil pedidos que chegaram à mesa do presidente.
Segundo o New York Times, a revisão de sentenças inclui colaboração de legisladores de diversos partidos, e a comissão de sentenças através de análises já conseguiu reduzir a pena de 9.500 condenados.
A Constituição Americana, permite que o presidente perdoe delitos contra os Estados Unidos ou comute penas federais. Enquanto o perdão faz desaparecer qualquer tipo de responsabilidade posterior, a comutação apenas tem o condão de reduzir a pena aplicada, mas não elimina a perda dos direitos civis que decorreram da condenação criminal.
A reportagem do jornal americano New York Times, você confere no seguinte link.
Imagem ilustrativa do post: Drugs // Foto de: Jonathan Rolande // Sem alterações
Disponível em: https://www.flickr.com/photos/jonathanrolande/17340599362/in/photostream/
Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.