Estudantes participam de Júri simulado de Otelo, personagem de Shakespeare

20/11/2016

Por Redação- 20/11/2016

Aconteceu no sábado dia 19, o julgamento de Otelo, o mouro de Veneza, personagem da obra de William Shakespeare, escrita por volta do ano 1603, em júri popular simulado em Curitiba, com a participação de estudantes da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e a da FAE.

O julgamento ocorreu no Tribunal do Júri e foi presidido pelo professor e juiz de Direito Daniel Avelar.

Com traição, racismo, ciúme e morte, a história gira em torno de quatro personagens: Otelo, sua esposa Desdêmona, seu tenente Cássio, e seu suboficial Iago.

O Juiz menciona que "a opção pelo personagem da obra de Shakespeare se deu porque ele é um drama atemporal e lembra as vicissitudes sociais contemporâneas e as paixões humanas".

A acusação foi feita por alunos da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e a defesa pelos alunos da FAE. Os personagens da história serão representados por atores. Alunos dos mais variados períodos estão envolvidos direta e indiretamente no evento.

Segundo Avelar, a realização deste júri é muito importante para o aprendizado dos estudantes. “Realizar a junção do direito, literatura e assistência social é dar verdadeira concretude ao evento. Celebrar os 400 anos de Shakespeare com uma peça e um julgamento no Tribunal do Júri de Curitiba pode ser considerado um marco na vida cultural de Curitiba”, ressalta.

.

Fonte: Luiz Carlos centros de estudos jurídicos      
Imagem Ilustrativa do Post: "Shakespeare"// Foto de: Fondo Antiguo de la Bibli // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/fdctsevilla/3968090401/in Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura