ESMESC forma alunos do curso de preparação da Magistratura

23/07/2016

Por Redação - 23/07/2016

A Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina (ESMESC) promoveu, na noite de 20 de julho, no auditório da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), a formatura dos alunos dos módulos I, II e III (Residência Judicial) do curso de preparação para o concurso da Magistratura. Além da entrega dos diplomas, a Escola homenageou, ainda, os alunos que concluíram os seus respectivos módulos com as médias mais altas de cada turma. São eles: Luiz Carlos da Silva (módulo II, média 9,6); Marcella Berbereia da Costa (módulo I matutino, média 9,1); Talita Daiane Martini da Rocha (módulo I noturno, média 9,7).

Após a abertura da solenidade, o aluno Maxime Dal Molin Schneider falou em nome dos colegas e explanou sobre as dificuldades e os desafios enfrentados por todos aqueles que pretendem ingressar na Magistratura. “Aproveito aqui, para em nome de todos, agradecer àqueles que sempre nos incentivaram aos estudos e à formação acadêmica. Mas os nossos estudos continuam. Isso porque o Direito não é estático, ele está em constante mudança, o que exige de nós, operadores do Direito, o eterno estudo para que acompanhemos o seu desenvolvimento e correspondamos às expectativas dos jurisdicionados que se socorrerem ao Judiciário diariamente. Magistratura é um trabalho digno, mas ao mesmo tempo complexo, difícil e desafiador, que exige do julgador responsabilidade para entregar às pessoa s decisões justas como forma de contribuição para uma sociedade mais humana e solidária”, ressaltou.

O professor Mauro Presotto, por sua vez, representou o corpo docente da instituição ao fazer uso da palavra. “É motivo de muita alegria estar aqui nesta noite. Aqui encontramos uma verdadeira família. O nosso intuito é auxiliar vocês a alcançar este sonho, que é justamente passar no concurso da Magistratura. E hoje é apenas mais uma etapa nesta longa jornada”, assinalou.

O Diretor Geral da ESMESC, Juiz Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo e Silva, também falou aos presentes, oportunidade em que destacou a importância do trabalho realizado pelos Juízes no mundo contemporâneo. “A nossa missão é muito importante. Nós sabemos o papel que os Juízes exercem na cena sociológica e muito disso se deve a sua formação pelas Escolas da Magistratura. No nosso ramo, não existe solução pronta. Todos os dias temos novos problemas que exigem soluções novas. E, por isso, precisamos de muita gente boa, honesta e com muita vontade de trabalhar para resolver esses problemas. O Serviço Público e a Sociedade precisam de vocês e de muitos outros jovens para resolver os problemas do Brasil. E a ESMESC está aqui para ajudá-los nessa trajetória”, pontuou.

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura