Em nota, novo relator da Lava Jato no STF diz que cumprirá seu dever com prudência

06/02/2017

Por Redação - 06/02/2017

Na última quinta-feira (2), o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, por sorteio eletrônico, que o ministro Luiz Edson Fachin será o novo relator da denominada "Operação Lava Jato" na Corte.

O sorteio foi realizado entre os Ministros da Segunda Turma do STF, encarregados do julgamento dos inquéritos e recursos ligados à Lava Jato. Além do novo relator, fazem parte do colegiado os Ministros Celso de Mello, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski.

Após o sorteio, o Ministro Fachin emitiu a seguinte nota:

Nota do Gabinete do Ministro Edson Fachin

O Ministro Edson Fachin, a quem, na forma regimental, foram redistribuídos nesta data os processos vinculados à denominada operação “Lava Jato”, reconhece a importância dos novos encargos e reitera seu compromisso de cumprir seu dever com prudência, celeridade, responsabilidade e transparência, com o que pretende, também, homenagear o saudoso amigo e magistrado, o eminente Ministro Teori Zavascki, que muito honrou e sempre honrará esta Suprema Corte e a sociedade brasileira, exemplo de magistrado sereno, técnico, independente e imparcial.

O Ministro Relator, especialmente para fins de recursos humanos, técnicos e de infraestrutura necessários, conta com o esteio da digníssima Presidente, Ministra Cármen Lúcia, que vem conduzindo a Corte de maneira exemplar e altiva, e com o sustentáculo dos colegas da Segunda Turma e dos demais integrantes desta Suprema Corte.

Informa, outrossim, que já iniciou os trabalhos para o fim de levar a efeito a transição entre Gabinetes, e contará, nesses afazeres, com a contribuição indispensável da atual equipe.

O Ministro Relator expressa sua confiança inabalável de que a Suprema Corte cumprirá sua missão institucional de, respeitando a Constituição da República e as leis penais e processuais penais, realizar nos prazos devidos a Justiça com independência e imparcialidade.

Brasília, 2 de fevereiro de 2017

Gabinete do Ministro Edson Fachin

Fonte: Supremo Tribunal Federal


Imagem Ilustrativa do Post: Rollemberg participa da posse de Edson Fachin no STF // Foto de: Agência Brasília // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/18682818578/ Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura