Por Redação - 03/03/2017
Livre-docente em Teoria Geral do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP, Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy é Doutor e Mestre em Filosofia do Direito e do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, com pós-doutorado em Direito Comparado na Universidade de Boston, em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS e em Literatura no Departamento de Teoria Literária da Universidade de Brasília - UnB.
Diante desse respeitável currículo, as publicações do Dr. Arnaldo Godoy tornam-se leituras indispensáveis aos operadores do Direito. Confira abaixo as títulos disponíveis para download:
DOMESTICANDO O LEVIATÃ: litigância intragovernamental e presidencialismo de articulação institucional
O livro é uma versão do texto apresentado para o concurso de livre-docência em Teoria Geral do Estado junto ao Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP, no qual o autor trata do recorrente conflito entre órgãos e entes da Administração, o que foi por ele denominado de litigância intragovernamental. Para o autor, embora não haja dados confiáveis para se aferir sua extensão, essa litigância também ocorre no Judiciário. E é crônica na própria Administração, onde há dados, e onde pode ser mais bem controlada.
O ANTIFETICHISMO INSTITUCIONAL EM LIMA BARRETO
O texto explora o desprezo e as críticas que o escritor Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922) tinha para com as instituições políticas e sociais de seu tempo. A esse desprezo o estudo nomina de antifetichismo institucional. Lima Barreto hostilizou abertamente as instituições de seu tempo; niilista na política, cético quanto à natureza humana, debochado para com as formalidades e para com a burocracia.
.Imagem Ilustrativa do Post: Book // Foto de: Jan Murin // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/murinjan/8492876516/ Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode