Custos Vulnerabilis e sustentação oral: TJ admite manifestação verbal da Defensoria interveniente em Habeas Corpus

25/06/2017

Por Maurilio Casas Maia – 25/06/2017

No Tribunal de Justiça do Ceará, o desembargador Mário Parente Teófilo Neto, pioneiramente, caminhou mais um passo rumo à confirmação da essencialidade da Defensoria Pública no sistema de Justiça (art. 134, CRFB/88), autorizando a oitiva oral da Defensoria, enquanto órgão interveniente (“Custos Vulnerabilis”), em sessão de julgamento de Habeas Corpus.

A Defensoria Pública, pelo Tribuno Defensorial Bheron Rocha, requereu sustentação oral enquanto interveniente para amplificar a ampla defesa em Habeas Corpus impetrado por advogado privado em favor de réu preso. O desembargador Teófilo Neto, por sua vez, decidiu: “Intime-se a Defensoria Pública, na condição de custos vulnerabilis, conforme requerido na petição de páginas 84/87, acerca da realização do julgamento do presente writ” (p. 93, j. 2/6/2017).

Desse modo, deferiu-se o requerimento de sustentação oral da Defensoria na condição de interveniente.

A autorização para sustentação oral da Defensoria Pública nos Tribunais – enquanto órgão interveniente –, é medida de consolidação da referida modalidade interventiva, ainda incipiente. Contudo, é mais que isso. Trata-se de instrumento de amplificação do contraditório e da ampla defesa dos acusados no Processo Penal, categoria estigmatizada e vulnerável frente ao Poder Punitivo estatal.

* Notícia referente ao Processo n. 0620464-61.2017.8.06.0000 (Habeas Corpus).


maurilio-casas-maia. Maurilio Casas Maia é Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorando em Direito Constitucional e Ciência Política (UNIFOR). Pós-Graduado lato sensu em Direito Público: Constitucional e Administrativo; Direitos Civil e Processual Civil. Professor de carreira da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Defensor Público (DPE-AM). Email: mauriliocasasmaia@gmail.com / Facebook: aqui.


Imagem Ilustrativa do Post: Columns // Foto de: Paul Haahr // Sem alterações

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/haahr/11763067384

Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode


O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.


 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura