"Contador de Auschwitz", Oskar Gröning, é condenado pela Justiça alemã

28/11/2016

Por Andressa Darold- 28/11/2016

Oskar Gröning, aos 95 anos de idade, teve sua condenação confirmada pela Corte Suprema por participação nos crimes do campo de concentração de Auschwitz, sendo apontado como cúmplice de 300 mil assassinatos.

Conhecido como “o contador de Auschwitz”, o alemão havia sido condenado a quatro anos de prisão em julho de 2015 pela Audiência Provincial de Lüneburg. A Justiça alemã confirmou sua condenação, apesar de Gröning não ter participação direta comprovada nas execuções, com o entendimento que o papel desempenhado pelo contador auxiliava o andamento do campo de extermínio, respondendo como cúmplice.

Christoph Heubner, do Comitê Internacional de Auschwitz anunciou que “esta decisão afirma, finalmente, de forma clara que todos aqueles que participaram no processo de extermínio compartilham a responsabilidade e a culpabilidade”.

Fonte: G1 Istoé
Imagem Ilustrativa do Post: Auschwitz. View from execution yard. // Foto de: Adam Tas // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/adamtasmusic/16742800550/ Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode  

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura