Por Andressa Darold - 03/08/2017
Após ter sua condenação confirmada pela Corte Suprema por participação nos crimes do campo de concentração de Auschwitz, Oskar Gröning, de 96 anos, foi declarado apto para cumprir a condenação de quatro anos de prisão.
Conhecido como “o contador de Auschwitz”, o alemão havia sido condenado a quatro anos de prisão em julho de 2015 pela Audiência Provincial de Lüneburg. A Justiça alemã confirmou sua condenação, apesar de Gröning não ter participação direta comprovada nas execuções, com o entendimento que o papel desempenhado pelo contador auxiliava o andamento do campo de extermínio, respondendo como cúmplice.
De acordo com a agência francesa de notícias Agence France Presse, a declaração ocorreu após o idoso ter passado por exames médicos. O porta-voz do MP de Hanôver afirmou que a conclusão dos médicos é de que "a detenção é factível, caso sejam cumpridas determinadas condições".
Fonte: Agence France Presse G1
Imagem Ilustrativa do Post: Auschwitz. View from execution yard. // Foto de: Adam Tas // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/adamtasmusic/16742800550/ Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode