CNJ emite parecer contra cotas raciais em concursos para cartórios

19/05/2016

Por Redação - 19/05/2016

O Conselho Nacional de Justiça, através da Comissão Permanente de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas, aprovou parecer contrário a inclusão de cotas raciais em concursos para cartório. O parecer foi resultado da consulta realizada pela Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul em que se questionava se o Tribunal responsável pelo concurso para ingresso na atividade notarial e de registro teria a obrigatoriedade de observar a regra prevista na Resolução nº 203/2015 do CNJ, que reserva aos negros 20% das vagas oferecidas em concursos para magistrados e servidores do Judiciário. No entanto, a manifestações do CNJ foi contra a reserva de vagas raciais pela por reconhecer impossível determinar cotas em concurso cujas regras são regulamentadas por outro ato normativo.

Fonte: Conselho Nacional de Justiça


Imagem Ilustrativa do Post: Blurred Lines // Foto de: Chrisena Allen // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/30966956@N08/15100556967 Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura