Campanha do TJES esclarece mães sobre entrega voluntária de bebês para a adoção

18/01/2016

Por Redação - 18/01/2016

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo, através da Coordenadoria da Infância e da Juventude, lançou este ano a campanha “Entrega voluntária: a acolhida de mulheres que manifestam a intenção de entregar seus bebês para adoção”.

O objetivo é evitar o abandono de crianças esclarecendo à mães que não estão preparadas para a maternidade de que a adoção é um ato legal e responsável, que possibilita à criança ser inserida em uma família substituta apta a cuidá-la e amá-la.

A campanha se justifica pelo alto índice no Brasil de abortos e abandono de bebês logo após o nascimento. Segundo a juíza Janete Pantaleão, coordenadora das Varas da Infância e da Juventude do Espírito Santo, “ainda é grande o número de abandono de crianças recém-nascidas e crescente os abortos realizados por adolescentes. Essas duas práticas criminosas podem ser evitadas, assim como infanticídios e adoções irregulares, se houver um esclarecimento melhor da população”.

O esclarecimento da população, neste caso, se fará com a capacitação e distribuição de cartilhas aos profissionais da rede de apoio materno-infantil dos municípios e estados que atuam diretamente com essas mães. Assim, as gestantes que pensam em adoção poderão procurar informações em Unidades de Saúde, CRAS, CREAS e na Vara da Infância de seus municípios. Além disso, serão realizadas palestras e seminários.

Fonte: CNJ


Imagem Ilustrativa do Post: Happy Family // Foto de: Chris Price // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/priceless_video/14777866300 Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura