Por Redação- 31/10/2016
Um grupo de trabalho convocado pela prefeitura do Rio e pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) está encabeçando a candidatura do Cais do Valongo, Patrimônio Carioca e Nacional, ao status de Patrimônio da Humanidade.
A candidatura como Patrimônio da Humanidade foi articulada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e pela prefeitura do Rio, que enviaram um documento de cerca de 500 páginas para o Comitê do Patrimônio Mundial em janeiro de 2016.
Em setembro deste ano, o local foi visitado por um representante do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, um órgão consultivo da Unesco, que avaliou a área e os artefatos encontrados.
Desde 2011, membros de entidades como a coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura do Rio de Janeiro e a Fundação Palmares reivindicam também a criação no local de um Memorial da Diáspora Africana.
A decisão final deve sair em junho de 2017.
Fonte: Nexo
Imagem Ilustrativa do Post: World Map – Abstract Acrylic // Foto de: Nicolas Raymond // Sem alterações
Disponível em: https://www.flickr.com/photos/80497449@N04/10012162166 Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode