Por Redação - 27/02/2017
Em janeiro deste ano, após reunião com a Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Ministra Cármen Lúcia, os Presidentes dos Tribunais de Justiça dos Estados se comprometeram a fornecer informações a respeito do número de presos provisórios em suas circunscrições.
Os dados apresentados pelos Tribunais de Justiça foram analisadas e consolidadas pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas em conjunto com o Departamento de Pesquisa Jurídica, ambos do Conselho Nacional de Justiça, sendo possível a extração dos dados relativos a número total de presos, número de presos provisórios, número de processos de réus presos, número de processos relativos ao tribunal do júri, bem como a média de tempo de prisão.
O relatório de 59 páginas registra um total de 654.372 pessoas presas no Brasil. Desse número, 433.318 (66%) são presos condenados, enquanto 221.054 (34%) ainda aguardam por julgamento.
Veja a íntegra do Levantamento dos Presos Provisórios do País e o Plano de Ação dos Tribunais.
.
Fonte: Conselho Nacional de Justiça