Ataque de grupos extremistas na Universidade de Brasília é tema de audiência pública

20/07/2016

Por Redação - 20/07/2016

Diante dos diversos ataques racistas e homofóbicos contra estudantes da Universidade de Brasília (UnB), os aspectos culturais que perpassam tais eventos foram tema de audiência pública realizada na quinta-feira, dia 17 de julho, pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados e contou com a participação da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC).

O encontro colocou em debate os discursos de ódio, o fascismo e a violência na UnB, que em 17 de junho foi alvo de ataque de grupos extremistas que invadiram o Instituto Central de Ciências e intimidaram estudantes com insultos homofóbicos e racistas.

A coordenadora de questões negras da Diretoria da Diversidade da Universidade de Brasília ressaltou que o ataque à UnB ecoa a violência que negros, homossexuais e mulheres sofrem cotidianamente. Educadores e representantes de diretórios e centros acadêmicos presentes à audiência pontuaram que a violência é um fenômeno crescente nas universidades e lembraram casos recentes de assassinato de professores na Bahia e em Minas Gerais, além do estudante encontrado morto no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro e cuja suspeita é de crime de homofobia.

Fonte: PFDC

Imagem Ilustrativa do Post: Respect // Foto de: Martin Abegglen // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/twicepix/487881930 Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura