Anvisa aprova o registro do primeiro medicamento à base de maconha no país

18/01/2017

Por Redação - 18/01/2017

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou o registro do medicamento Mevatyl®, que possui em sua composição canabinóides obtidos a partir da Cannabis Sativa, substância vulgarmente conhecida como maconha.

Segundo a Anvisa, os estudos clínicos realizados com o Mevatyl® indicaram ser improvável que o seu uso acarrete qualquer dependência. O fármaco é o primeiro medicamento ser registrado no Brasil à base de Cannabis Sativa e está aprovado em outros 28 países, incluindo Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Suíça e Israel.

O uso do medicamento é indicado em adição à medicação antiespástica já utilizada pelo paciente. Sua comercialização contará com tarja preta na rotulagem e a sua venda ficará sujeita a prescrição médica por meio de notificação de receita A prevista na Portaria SVS/MS nº 344/1998 e de Termo de Consentimento Informado ao Paciente.

  Fonte: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Imagem Ilustrativa do Post: Marcha da Maconha // Foto de: Mídia NINJA // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/midianinja/8846952526/ Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura