Tortura sistêmica em presídios afeta diretamente as mulheres

16/12/2015

Por Redação - 16/12/2015

Durante o Seminário “Os desafios para o enfrentamento à tortura”, realizado no dia 09 de dezembro, o coordenador de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Fábio Amado, destacou que as mulheres são vítimas de tortura sistêmica e maus tratos generalizados nos presídios do país.

Exemplo desse tratamento degradante conferido às mulheres ocorreu recentemente na Penitenciária Talavera Bruce, integrante do Complexo Penitenciário de Bangu/RJ. Uma detenta teve seu bebê no interior de uma solitária – cela de isolamento –, sem qualquer tipo de atenção por parte dos agentes policiais, em que pesem os gritos de socorro dela e de outras reclusas, todos em vão. Segundo a família da detenta, esta foi privada da medicação para controle de distúrbios mentais, teve um surto psicótico e foi levada para a solitária aos 9 meses de gestação.

“Na visão da Defensoria, por si só, o que ocorreu já é uma pena degradante e desumana. É um fato inadmissível e não deve de maneira nenhuma se repetir”, afirmou Amado. E infelizmente fatos como este não são isolados: diversos outros casos são vivenciados por mulheres em todo o Brasil.

Ele ressaltou, ainda, a importância da integração e do fortalecimento do diálogo entre os diversos órgãos, instituições e mecanismos envolvidos para erradicação dessas práticas.

Informações dos sites Brasil Post e G1.


Fontes: http://www.brasilpost.com.br/2015/12/10/tortura-mulheres-prisoes_n_8768022.html http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/10/presa-que-teve-filha-em-cela-surtou-por-nao-tomar-remedio-diz-familia.html
Imagem Ilustrativa do Post: mother // Foto de: Robert Mishovski // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mishovski/9709629355/ Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
   

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura