Título: Governança Democrática
Autor: Josep Pont Vidal
Código de Barras: 9788594772923
Páginas: 214
Valor: Esgotado
ISBN: 9788594772923
Nas sociedades complexas atuais, o problema da governança como um modelo regulatório entre mercado, política e hierarquia e a questão para manter a ordem social sob o regime de governança democrática é, hoje, um tema central. Os termos Governança e Democracia orientam as teses e os pressupostos nos quais este trabalho se fundamenta; o primeiro termo diz respeito ao cenário da crise de participação nas democracias e o segundo termo, ao cenário da crise de governança. Observa-se que esta crise é tida como uma oportunidade para estabelecer uma governança democrática na sua extensão para um Desenvolvimento Humano Sustentável.Com base nas diversas noções dos fundamentos teóricos e nos conceitos centrais subjacentes e que é possível acrescentar o binômio que expomos de Democracia-Mercado com o conceito de Desenvolvimento Humano Sustentável. No delineamento deste trabalho propomos a configuração tripla entre Democracia, Mercado e Desenvolvimento Humano Sustentável. O conceito de Desenvolvimento Humano Sustentável inclui outras formas de gestão, organização e produção e, portanto, de organização social. Neste conceito incluímos suas extensões da economia orientada ao desenvolvimento sustentável (“economia circular”) e mercado em uma orientação responsável. Apontamos as questões para a necessidade de um novo processo de orientação da sociedade que supere a reprodução hierárquica usual do processo de gestão estruturado apenas pela ação do governo (e do Estado) e dos problemas e paradoxos que eles causam. A ideia de delineamento da governança sistêmica processual propõe um nexo entre os níveis meso, macro e micro e é essencialmente uma proposta no nível meso e observacional, mas também está vinculada a um plano normativo e organizacional da sociedade.
Título: Governança Democrática
Autor: Josep Pont Vidal
Código de Barras: 9788594772923
Páginas: 214
Valor: Esgotado
ISBN: 9788594772923
SUMÁRIO
PREFÁCIO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .9
INTRODUÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .11
PRIMEIRA PARTE - GOVERNANÇA, POLÍTICA E TERRITÓRIO
1 . INTRODUÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .29
Sistema político-administrativo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .31
Governança como termo polissêmico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .33
Governança e orientação da sociedade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .38
2 . PERSPECTIVAS CIENTÍFICAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .43
Declínio da democracia liberal e transição para o modelo iliberal (não liberal)? . . .45
Lógicas descritivas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .47
Perspectiva pós-estruturalista . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .52
Perspectiva de sistemas autorreferenciais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .53
Política e território . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .54
Perspectiva da administração pública . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .56
Perspectiva do território . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .58
3 . ABORDAGENS CONCEITUAIS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .61
Neoinstitucionalismo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .61
Processo e discurso (Fatrick Le Galés) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .61
Accountability (Responsabilidade) democrática (Joan Prats) . . . . . . . . . . . . . . . . . .62
Abordagens Sistêmicas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .63
Governança sistêmica interativa (Jan Kooiman) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .63
Perspectiva dos sistemas autorreferenciais (Helmut Willke) . . . . . . . . . . . . . . . . . . .64
Instituições monetárias internacionais e “good governance” (“boa governança”) . . .69
Rumo a uma convergência de perspectivas? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .71
4 . A PERSPECTIVA DOS SISTEMAS AUTORREFERENCIAIS: UMA INTRODUÇÃO .. .. . . . . . .73
Diferenciação funcional da sociedade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .74
Diferenciação funcional na teoria autorreferencial . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .76
Política e território . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .78
Da diferenciação bidimensional à “tridimensional” . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .80
Sistema político . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .80
Governança na perspectiva autorreferencial de Niklas Luhmann . . . . . . . . . . . . . . .81
Fechamento operacional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .85
Governança: das descrições à concepção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .89
SEGUNDA PARTE - GOVERNANÇA POLÍTICA, ORIENTAÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDO: UM ESBOÇO COMUNICATIVO
1 . INTRODUÇÃO: PARA ORIENTAÇÃO SISTÊMICA CONTEXTUAL . . . . .93
Desafios e questões para a governança política . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .95
Governança política no debate autorreferencial e neossistêmico . . . . . . . . . . . . . . .98
Frustração de expectativas, contribuições recentes e possibilidades de inovação . .101
O debate nas sociedades da América Latina e do Brasil . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .102
A auto-organização apenas como hipótese? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .105
O sentido na teoria dos sistemas autorreferenciais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .108
Diferenciação de sentido . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .109
Sentido e sistema de comunicação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .111
2 . ESBOÇO DE UMA GOVERNANÇA SISTÊMICA COMUNICATIVA PROCESSUAL . .. . .. . . . . .113
Pressupostos centrais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .116
Interação dinâmica multinível . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .116
Dialética dos planos micro e macro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .117
Processos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .120
Interação comunicativa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .121
Subsistema político . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .122
3 . OBSERVAÇÃO DA GOVERNANÇA EM SISTEMAS PARCIAIS . . . . . . . . 125
comunicações a sistema psíquico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .127
Metagovernança: “quem observa os governantes?” . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .132
Metagovernança e sociedades latino-americanas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .133
Sentido autorreferencial e sentido ontológico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .135
PARTE TERCEIRA - GOVERNANÇA, PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA AMAZÔNIA: ABORDAGEM EMPÍRICA
1 . AMAZÔNIAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 139
Modernidade Periférica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .141
A governança nas Amazônias brasileiras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .143
Planejamento e desenvolvimento na Amazônia oriental . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .146
Planos de desenvolvimento na segunda década do século XXI . . . . . . . . . . . . . . . .150
Fracasso das teorias funcionalistas de desenvolvimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .151
2 . PERSPECTIVA DE SISTEMAS (ABERTOS) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 155
Teoria das redes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .155
Limitações da teoria ator-rede . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .157
Orientação para o Desenvolvimento Sustentável . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .160
Governança sistêmica na Amazônia: sistema, integração e processo . . . . . . . . . . . .164
SUMÁRIO 7
3 . RESILIÊNCIA SOCIAL E AUTO-ORGANIZAÇÃO COLETIVA . . . . . . . . 167
Resiliência socioecológica e sistemas abertos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .169
Resiliência para mudanças radicais e movimentos sociais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .172
Abordagem observacional sistêmica e auto-organização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .174
Contextualização: megaprojetos e ação coletiva na região do Xingu . . . . . . . . . . .176
Impactos nas comunidades e resiliência à mudança . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .178
Processos de auto-organização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .179
Resiliência para mudança radical . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .180
Algumas reflexões finais: auto-organização como um nexo . . . . . . . . . . . . . . . . . . .181
Para práticas em direção a auto-organização e de co-governança no marco da democracia-mercado-desenvolvimento humano sustentável . . . . . . . . . . . . . . . . . .182
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 189
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