Título: Governança Democrática

Autor: Josep Pont Vidal

Código de Barras: 9788594772923

Páginas: 214

Valor: R$ 80,00

ISBN: 9788594772923

R$ 80,00

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Nas sociedades complexas atuais, o problema da governança como um modelo regulatório entre mercado, política e hierarquia e a questão para manter a ordem social sob o regime de governança democrática é, hoje, um tema central. Os termos Governança e Democracia orientam as teses e os pressupostos nos quais este trabalho se fundamenta; o primeiro termo diz respeito ao cenário da crise de participação nas democracias e o segundo termo, ao cenário da crise de governança. Observa-se que esta crise é tida como uma oportunidade para estabelecer uma governança democrática na sua extensão para um Desenvolvimento Humano Sustentável.Com base nas diversas noções dos fundamentos teóricos e nos conceitos centrais subjacentes e que é possível acrescentar o binômio que expomos de Democracia-Mercado com o conceito de Desenvolvimento Humano Sustentável. No delineamento deste trabalho propomos a configuração tripla entre Democracia, Mercado e Desenvolvimento Humano Sustentável. O conceito de Desenvolvimento Humano Sustentável inclui outras formas de gestão, organização e produção e, portanto, de organização social. Neste conceito incluímos suas extensões da economia orientada ao desenvolvimento sustentável (“economia circular”) e mercado em uma orientação responsável. Apontamos as questões para a necessidade de um novo processo de orientação da sociedade que supere a reprodução hierárquica usual do processo de gestão estruturado apenas pela ação do governo (e do Estado) e dos problemas e paradoxos que eles causam. A ideia de delineamento da governança sistêmica processual propõe um nexo entre os níveis meso, macro e micro e é essencialmente uma proposta no nível meso e observacional, mas também está vinculada a um plano normativo e organizacional da sociedade.

Título: Governança Democrática

Autor: Josep Pont Vidal

Código de Barras: 9788594772923

Páginas: 214

Valor: R$ 80,00

ISBN: 9788594772923

SUMÁRIO

PREFÁCIO  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .9

 INTRODUÇÃO  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .11

PRIMEIRA PARTE - GOVERNANÇA, POLÍTICA E TERRITÓRIO

1 . INTRODUÇÃO  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .29

 Sistema político-administrativo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .31

Governança como termo polissêmico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .33

Governança e orientação da sociedade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .38

2 . PERSPECTIVAS CIENTÍFICAS  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .43

 Declínio da democracia liberal e transição para o modelo iliberal (não liberal)? . . .45

Lógicas descritivas  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .47

Perspectiva pós-estruturalista . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .52

Perspectiva de sistemas autorreferenciais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .53

Política e território  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .54

Perspectiva da administração pública  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .56

Perspectiva do território . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .58

3 . ABORDAGENS CONCEITUAIS  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .61

Neoinstitucionalismo  .  .  .  .  .  .  .  . .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .61

Processo e discurso (Fatrick Le Galés) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .61

Accountability (Responsabilidade) democrática (Joan Prats) . . . . . . . . . . . . . . . . . .62

Abordagens Sistêmicas  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .63

Governança sistêmica interativa (Jan Kooiman) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .63

Perspectiva dos sistemas autorreferenciais (Helmut Willke) . . . . . . . . . . . . . . . . . . .64

Instituições monetárias internacionais e “good governance” (“boa governança”) . . .69

Rumo a uma convergência de perspectivas? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .71

4 . A PERSPECTIVA DOS SISTEMAS AUTORREFERENCIAIS: UMA INTRODUÇÃO  .. .. . . . . . .73

Diferenciação funcional da sociedade  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .74

Diferenciação funcional na teoria autorreferencial  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .76

Política e território  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .78

Da diferenciação bidimensional à “tridimensional”  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .80

Sistema político  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .80

 Governança na perspectiva autorreferencial de Niklas Luhmann . . . . . . . . . . . . . . .81

Fechamento operacional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .85

Governança: das descrições à concepção  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .89

SEGUNDA PARTE - GOVERNANÇA POLÍTICA, ORIENTAÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDO: UM ESBOÇO COMUNICATIVO

1 . INTRODUÇÃO: PARA ORIENTAÇÃO SISTÊMICA CONTEXTUAL  . . . . .93

Desafios e questões para a governança política  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .95

Governança política no debate autorreferencial e neossistêmico  . . . . . . . . . . . . . . .98

Frustração de expectativas, contribuições recentes e possibilidades de inovação . .101

O debate nas sociedades da América Latina e do Brasil  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .102

A auto-organização apenas como hipótese? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .105

 O sentido na teoria dos sistemas autorreferenciais  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .108

Diferenciação de sentido  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .109

Sentido e sistema de comunicação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .111

2 . ESBOÇO DE UMA GOVERNANÇA SISTÊMICA COMUNICATIVA PROCESSUAL  . .. . .. . . . . .113

Pressupostos centrais  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .116

Interação dinâmica multinível  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .116

Dialética dos planos micro e macro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .117

Processos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .120

Interação comunicativa  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .121

Subsistema político . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .122

3 . OBSERVAÇÃO DA GOVERNANÇA EM SISTEMAS PARCIAIS  . . . . . . . . 125

comunicações a sistema psíquico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .127

Metagovernança: “quem observa os governantes?”  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .132

Metagovernança e sociedades latino-americanas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .133

Sentido autorreferencial e sentido ontológico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .135

PARTE TERCEIRA - GOVERNANÇA, PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA AMAZÔNIA: ABORDAGEM EMPÍRICA

1 . AMAZÔNIAS  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 139

Modernidade Periférica  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .141

A governança nas Amazônias brasileiras  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .143

Planejamento e desenvolvimento na Amazônia oriental . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .146

Planos de desenvolvimento na segunda década do século XXI . . . . . . . . . . . . . . . .150

Fracasso das teorias funcionalistas de desenvolvimento  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .151

2 . PERSPECTIVA DE SISTEMAS (ABERTOS)  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 155

Teoria das redes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .155

Limitações da teoria ator-rede  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .157

Orientação para o Desenvolvimento Sustentável . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .160

Governança sistêmica na Amazônia: sistema, integração e processo . . . . . . . . . . . .164

SUMÁRIO 7

3 . RESILIÊNCIA SOCIAL E AUTO-ORGANIZAÇÃO COLETIVA .  .  .  .  .  .  .  . 167

Resiliência socioecológica e sistemas abertos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .169

Resiliência para mudanças radicais e movimentos sociais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .172

Abordagem observacional sistêmica e auto-organização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .174

Contextualização: megaprojetos e ação coletiva na região do Xingu  . . . . . . . . . . .176

Impactos nas comunidades e resiliência à mudança  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .178

Processos de auto-organização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .179

Resiliência para mudança radical . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .180

Algumas reflexões finais: auto-organização como um nexo . . . . . . . . . . . . . . . . . . .181

Para práticas em direção a auto-organização e de co-governança no marco da democracia-mercado-desenvolvimento humano sustentável . . . . . . . . . . . . . . . . . .182

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 189

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