Ao Senhor Eduardo Paes com carinho

21/12/2015

Ao Senhor Eduardo Paes com carinho:

Senhor Prefeito,

já que se tornou notória suas construções em favor dos habitantes do Município e consequentemente do Estado, e aproveitando esse clima agradável com a inauguração do Museu, gostaria de saber sobre algo.

Existem imensas construções futurísticas em seu governo municipal "Escola do AMANHÃ", "Museu do AMANHÃ" e tudo mais. A questão é: já passou em sua "mente brilhante" uma possível construção de um "PRESÍDIO DO AMANHÃ"? Sim, isso mesmo! Uma Unidade Prisional que pense no porvir, que seja menos degradante ao ser humano ali, que seja menos vingativa, que seja pautada apenas na Constituição e na Lei de Execução Penal de "ONTEM". Algo que aponte para o futuro. Sabe? Um local aberto, cuidado pelos próprios internos, com uma Justiça Restaurativa, mais aberta ao diálogo, sem opressões estatais, sem privilégios, com uma vida que permita que as pessoas ali cauteladas possam pensar no "AMANHÃ".

Particularmente acredito que falta, para nós presidiários, um pouco de expectativas. Nos falta perceber algum ponto de esperança. Se a nós presidiários nos for permitido sonhar com um "Amanhã digno", sei não, mas acho que faremos proezas culturais.

A prisão de hoje construída pelo Estado reflete desesperança, medo, vergonha, fracasso, desesperança, fim, sofrimento, dor, massacre e AMEAÇA. Todos vêem nas prisões acúmulos de ameaças. "Se esses presos saírem daí, será um Deus nos acuda!", dizem. Então senhor Prefeito, seja inovador!

Construa uma prisão que reflita o perdão, o recomeço, a oportunidade, o arrependimento, a restauração, a vida, a dignidade e principalmente a Esperança, a esperança no Amanhã, no prosseguir na vida que ficou. E a sociedade como plateia se orgulhe de ver uma intervenção estatal tão produtiva e significativa na vida de pessoas, e que também fiquem esperançosas com o resultado: Presos deixaram a "Prisão do AMANHÃ" e visitaram o "Museu do Amanhã", a "Escola do Amanhã" e construíram uma vida, uma família e estão vivendo tranquilos apesar de tudo!

Sei que isso não é competência Municipal, mas o senhor pode fazer. E digo mais, se preso não vota, saiba: os familiares votam, são mais de 200 mil pessoas envolvidas nesse processo! Que tal?

Rio de Janeiro, 20 de dezembro de 2015.

Samuel Lourenço Filho


 Imagem Ilustrativa do Post: Museu do Amanhã // Foto de: Brian Godfrey // Sem alterações

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/global_geographer/23007119661

Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode


O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.


   

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura