Livro “Exames em DNA: A Verdade Técnica e Ética Além dos 99,99%”,...

Livro “Exames em DNA: A Verdade Técnica e Ética Além dos 99,99%”, de Zulmar Vieira Coutinho

Por Redação – 13/05/2017

Zulmar Vieira Coutinho, em seu livro Exames em DNA: A Verdade Técnica e Ética além dos 99,99%, traz discussões de casos de investigação de paternidade, identificação humana, estupro, suicídio, homicídio e acidente. A preocupação é afirmar a inverdade do paradigma da verdade absoluta dos resultados dos exames de DNA, os problemas técnicos do método de investigação de vínculo genético através do exame de DNA. Além disso, questiona a verdade da segurança jurídica das decisões embasadas somente nos resultados dos exames em DNA.

Abaixo, a descrição da obra:

O exame em DNA é um meio de prova técnica laboratorial forense de valor, mas não é a rainha das provas. Deve fazer parte do conjunto de outras informações e provas técnicas da investigação policial e judicial. Na qualidade de prova laboratorial está inserida numa “máxima” da época dos exames não automatizados: todo exame laboratorial está sujeito a resultado falso positivo e falso negativo. Os laudos atuais de exames complementares na área médica apresentam alerta pequeno no rodapé e recomendam correlacionar o resultado com a clínica para evitar conclusões precipitadas.

O autor convida-o a ter uma visão do conjunto das evidências em medicina forense para se chegar a verdade dos fatos. Discute casos de investigação de paternidade e identificação humana cujos resultados dos exames em DNA não são coincidentes com a verdade dos fatos. Do mesmo modo em casos criminais, como no homicídio e estupro. Proporciona um roteiro fácil de análise médico-forense para leigos com exemplos práticos de causa jurídica do óbito para homicídio, suicídio e acidente. Mostra os caminhos a serem percorridos para a investigação e conclusão final.

Alerta para as injustiças proporcionadas às partes envolvidas quando uma única prova prepondera sobre o conjunto das evidências do fato, como ocorre atualmente com os exames em DNA. Explica a provável origem da divinização da prova do exame em DNA e os aspectos éticos envolvidos.

É um livro no qual demonstra que não existe a possibilidade de crime perfeito!


Não deixe de ler a entrevista com Zulmar Vieira Coutinho sobre esta obra.


Confira também o trecho da entrevista com Mirian Dutra no programa da Rede TV “Mariana Godoy Entrevista”, onde é abordado tema alusivo a contestação de exames de DNA, citando esta obra de Zulmar Vieira Coutinho:


Para garantir seu exemplar, acesse aqui.

exames-em-dna


Tem interesse em publicar seu livro????

Entre em contato através do email: editora@emporiododireito.com.br

Confira nossas publicações aqui.