Editora Empório do Direito: "A Democracia Constitucional Sob o Olhar do Garantismo Jurídico", de Alfredo Copetti Neto

27/05/2017

Por Redação - 27/05/2017

A Democracia Constitucional Sob o Olhar do Garantismo Jurídico, de Alfredo Copetti Neto é o primeiro livro da coleção Sob o olhar do Garantismo Jurídico, coordenada por Alfredo Copetti Neto e Alexandre Morais da Rosa.

Abaixo, a descrição:

A Democracia Constitucional sob o olhar do Garantismo Jurídico de Alfredo Copetti Neto pretende desfazer equívocos e apontar caminhos. Longe de divagações meramente acadêmicas, Alfredo – que foi orientado em Roma, por Luigi Ferrajoli – indica o trilhamento simbólico da noção de Democracia, significante que é invocado com os mais diversos matizes, muitas vezes sem sentido, confundindo-se o inconfundível. Seu trabalho situa o leitor em face do movimento do constitucionalismo, sublinhando a importância – e desenvolvimento – da proposta teórica do mestre italiano. Assim, realinhando as noções básicas do garantismo, criticado por muitos que sequer leram Ferrajoli, capacita o leitor a compreender o sentido de democracia formal e o passo material com base nos Direitos Fundamentais. Direitos Fundamentais, também, que precisam de articulação sistemática, sob pena de se perder em “ponderacionismos” de toda a ordem. É o primeiro livro de uma coleção que pretende aproximar o Garantismo Jurídico ao contexto de aplicação do Direito. Novos volumes virão, mas o importante é perceber que sem um passo atrás – e teórico – perde-se em meras opiniões. Concordar ou discordar deve se dar de modo qualificado. E a pretensão da coleção Sob o olhar do Garantismo Jurídico é a de justamente melhorar a qualidade do debate democrático.


Leia também a entrevista sobre a obra que o autor concedeu à Empório do Direito.


Para garantir seu exemplar, acesse aqui.


Tem interesse em publicar seu livro????

Entre em contato através do email: editora@emporiododireito.com.br

Confira nossas publicações aqui.


O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura