I Congresso Direito das Mulheres – Por Isis Regina de Paula

I Congresso Direito das Mulheres – Por Isis Regina de Paula

Por Isis Regina de Paula – 11/11/2016

Em junho deste ano foi apresentado através desta coluna o Projeto de Pesquisa e Extensão Direito das Mulheres.[1] A partir desse momento, as pesquisadoras tiveram a oportunidade de dividir com a comunidade o resultado das suas pesquisas por meio dos artigos publicados semanalmente no Empório do Direito.

Nessa primeira edição do projeto, transcendemos as pesquisas acadêmicas e atuamos junto à comunidade, de modo que as pesquisadoras perceberam a necessidade de trazer para o mundo acadêmico um pouco dos temas tratados na parte da Extensão do projeto.

Nesse viés, para encerrarmos a primeira edição do Projeto de Pesquisa e Extensão Direito das Mulheres, é com grande satisfação que as pesquisadoras do projeto, Professora Dra. Luana Renostro Heinen, doutoranda da UFSC Amanda Muniz Oliveira, acadêmicas Gabriela Neckel Ramos, Helena Bastos Regis, Marina Barcelos de Oliveira, Valéria Magalhães Schneider, Aline Zimmermann, Juliana de Alano Scheffer, Isis Regina de Paula, Polliana Corrêa Morais, Gabriela Essig, Joana Brancher Machado, Marília Cassol Zanatta, Fernanda Donadel da Silva, e as ajudantes externas Gabrielli Veras do curso de Artes Cênicas da Universidade de Santa Catarina, Letícia Teche Fontoura, do curso de Design da UDESC e Eduarda Pereira do curso de Jornalismo da UFSC, junto com a coordenadora do projeto Dra. Grazielly Alessandra Baggentoss, convidam você que está lendo este texto para prestigiar e conhecer um pouco mais do nosso projeto e das nossas pesquisas.

O I Congresso de Direito das Mulheres será realizado nos dias 16, 17 e 18 de novembro no auditório do Centro Tecnológico na Universidade Federal de Santa Catarina.

Na abertura, teremos a apresentação do nosso projeto pela pesquisadora Jessyka Zanella Costa, com a palestra “Projeto Direito das Mulheres experiências e perspectivas”. Em seguida haverá a palestra “A voz feminista no ambiente profissional: dificuldades, conquistas e experiências pessoais”, com a professora e defensora pública MSc. Fernanda Mambrini Rudolfo.

No segundo dia, no período da tarde, teremos a exibição do documentário “The Mask You Live In” e a palestra “Quem é o Agressor?”: a performatividade do “masculino”, com o Professor Dr. Alex Simon Lodetti. A noite de quarta feira, dia 17, será agraciada com as palestras da MSc. Amanda Muniz com o tema “Nossa resistência não é o silêncio: música, feminismo e luta por direitos a partir do “riot grrrl””, e, para finalizar, a palestra do MSc. Rodolfo Bastos sobre “Mulheres diabólicas e mulheres submissas: ressonâncias dos modelos de feminilidades na violência contra as mulheres.”

A sexta feira vai ser marcada pelo último dia do I Congresso Direito das Mulheres. À tarde, a ilustradora Manu Cunhas lançará o seu livro “Outras Meninas” e realizará uma roda de conversa. No período da noite, teremos a palestra da Dalva Maria Kaiser, que falará sobre “Políticas públicas relacionadas às mulheres”, e a palestra de encerramento do congresso será “Feminismos negro na luta por democracia”, apresentada pela Msc. Cristiane Mare da Silva.

Ainda, teremos exposição artística da poetisa Soraya Reginato da Vitória e da artista plástica Érika Caroli com a exposição “Metades – Porque metade de mim é mulher a outra também”.

A elaboração do I Congresso de Direito das Mulheres faz parte da sistemática do projeto e foi organizado pelas pesquisadoras, portanto fica o nosso convite para os que desejarem prestigiar, conhecer e aprender um pouco mais sobre o Projeto de Pesquisa Direito das Mulheres.

Confira mais informações sobre o evento na página do Facebook:

https://www.facebook.com/direitodasmulheresufsc/?fref=ts

I Congresso de Direito das Mulheres com imagem


Notas e Referências:

[1] Disponível em:  http://emporiododireito.com.br/direito-mulheres


Isis Regina de Paula

.

Isis Regina de Paula é Graduanda em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do GT Direitos Fundamentais do Projeto de Pesquisa e Extensão “Direito das Mulheres” – UFSC.
.


Imagem Ilustrativa do Post: Holliday in China tomorrow! Time to clean the house and wash clothes // Foto de: Théo Paul // Sem alterações

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/theopaul/27466218501

Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode


O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.