Entrevista do dia: Ricardo Calcini, coordenador da coluna “Atualidades Trabalhistas”

Entrevista do dia: Ricardo Calcini, coordenador da coluna “Atualidades Trabalhistas”

Por Redação – 29/08/2017

A entrevista de hoje é com Ricardo Calcini, coordenador da coluna “Atualidades Trabalhistas”, Mestrando em Direito do Trabalho pela PUC/SP. Pós-Graduado em Direito Processual Civil pela EPM do TJ/SP. Especialista em Direito Social pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Instrutor de Cursos e Treinamentos “In Company” e Eventos Corporativos. Coordenador Acadêmico e Professor da Escola Nacional do Direito. Professor Convidado e Palestrante em Cursos Jurídicos e de Pós-Graduação. Assessor de Desembargador e Professor da Escola Judicial no TRT/SP da 2ª Região. Membro do IBDSCJ, da ABDPC, do CEAPRO, da ABDPro, da ABDConst, do IDA e do IBDD.

Dr. Ricardo, fale sobre como surgiu a ideia de fazer a coluna Atualidades Trabalhistas.

A coluna “Atualidades Trabalhistas” foi originalmente concebida para tratar de temáticas atuais e relevantes voltadas às relações trabalhistas e sindicais. No começo, eu mesmo cuidava da elaboração de todos os textos que tratavam daquilo que era mais importante para os operadores que militam na Justiça do Trabalho. Posteriormente, com o sucesso da coluna, acreditei que trazer outros profissionais traria uma melhor e maior visão para os leitores do Empório do Direito. E, hoje, com mais de dez colaboradores, a coluna tem como diferencial proporcionar um conhecimento ainda mais amplo, a partir da experiência de advogados, professores universitários e magistrados.

Quais temas são abordados na coluna?

A tônica da coluna sempre foi proporcionar aos leitores uma reflexão sobre os temas de maior relevância e interesse no atual cenário das relações trabalhistas, incluindo aqui importantes decisões do Judiciário Trabalhista.

Quais as motivações e objetivos ao escrever sobre este tema?

São várias as razões pelas quais a pauta da coluna é semanalmente escrita. A começar pela palavra “atualidades”, que já traz em si o aspecto primordial que pugna pela capacitação e atualização de estudantes e profissionais do direito, e vai até o desafio hoje posto que é falar sobre a “Reforma Trabalhista”.

De que maneira a temática abordada contribui com a área jurídica?

Não tenho dúvidas que as temáticas abordadas na coluna promovem impactos diretos e indiretos para a área jurídica. E digo isso porque, atualmente, a área do direito trabalhista ganhou contornos de destaque em organizações de classe e instituições de ensino, haja vista as mudanças impactantes trazidas pelo Novo Código de Processo Civil ao Processo Trabalho, passando pela nova Lei da Terceirização, até chegar nas mudanças paradigmáticas promovidas pela “Reforma Trabalhista”.

Dr. Ricardo, fale sobre você, como escolheu o Direito e como foi sua trajetória profissional.

O Direito já era minha escolha desde o tempo do colégio. A área trabalhista, no meu caso, foi opção que fiz à época em que trabalhei no prestigiado Escritório de Advocacia “Pinheiro Neto”. Após ter atuado como advogado, prestei concurso público e, há mais de dez anos, trabalho no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região de São Paulo.

Fale sobre seus projetos atuais.

Atualmente, estou me dedicando, como professor, a lecionar em Cursos Jurídicos e de Pós-Graduação, além de atuar como Instrutor de Treinamentos Corporativos e “In Company”. Continuo escrevendo diversos artigos jurídicos na área jurídica, além de participar de eventos relacionados à “Reforma Trabalhista”. Para saber mais, fica o convite para conhecer meu site: www.ricardocalcini.com